HomeYouTube é acusado de exibir propagandas com links maliciosos imitando a carteira Electrum

YouTube é acusado de exibir propagandas com links maliciosos imitando a carteira Electrum

março 26, 2019 Por Melissa Eggersman

Hoje em dia parece que está cada vez mais difícil de tentar escapar dos golpistas que atuam no mercado de criptomoedas. Aparentemente não estamos mais a salvos nem mesmo ao procurar por vídeos relacionados ao criptomercado no YouTube, pelo menos é o que sugere um usuário do Reddit.

O YouTube, maior plataforma de vídeos do mundo, supostamente exibiu uma propaganda com links maliciosos que se passava pela carteira de Bitcoin Electrum. O primeiro a relatar o caso foi o usuário do Reddit Mrxplatyupus, que disse ter encontrado com a propaganda nos vídeos e que ela se passava por um anúncio da Electrum.

No post, o usuário afirma que “A propaganda até fala para você ir para o link certo (electrum.org) mas ao clicar no vídeo da propaganda, ele imediatamente começa a baixar um arquivo exe malicioso.”

O curioso era que a propaganda baixava o arquivo do site “elecktrum.org”, o que pode enganar muitos usuários que não estão atentos para o link do arquivo. Esse é um tipo comum de golpe, conhecido como typosquatting, que é basicamente criar um site com um nome muito parecido para enganar os usuários, muitos usam isso para ganhar dinheiro criando sites com nomes “parecidos” e simplesmente enchê-los de propaganda.

No post, o usuário também disse que não havia maneira óbvia de alertar o Google sobre os riscos da propaganda.

A coluna Hard Fork, do site The Next Web, entrou em contato com o Google para verificar se a propaganda era real. Segundo eles, um representante da companhia disse “Nossa equipe está tomando as ações necessárias contra a propaganda relatada.”

Essa não é a primeira vez que o Electrum passa por um golpe parecido. Em abril do ano passado, um golpista comprou um domínio (electrum.com) que era bem próximo do site principal da companhia (electrum.org) e usou o endereço para imitar os serviços da companhia. A empresa precisou lançar uma declaração oficial para avisar seus usuários que o domínio não pertencia a eles e que provavelmente seria usado para instalar malware no computador dos usuários.

O pior é que esse caso fica mais absurdo! 1 mês depois que o golpe foi descoberto, os donos da electrum.com (que se chamava Electrum Pro), acusaram a Electrum verdadeira de arruinar suas reputações e fugiram com o dinheiro de alguns usuários que enganaram.

Veja também: DragonEx é hackeada e tem valores de clientes roubados