Waves Smart contracts: Primeira experiência

Waves Smart contracts: Primeira experiência

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

No mês de Julho a Waves promoveu um hackathon online e convidou desenvolvedores para conhecer e explorar tudo que seu blockchain será capaz de fazer com a implementação dos smart contracts. Após este evento, Nicolay Lipnevich, desenvolvedor e premiado com o terceiro lugar deste hackathon, resolveu contar uma pouco de sua experiência e vocês poderão acompanhar nas próximas linhas:

Em abril de 2018, a equipe Waves apresentou seus smart contracts. A Waves é muito promissora e extremamente rápida no desenvolvimento de blockchain. Como arquiteto de sistemas, tenho que pesquisarr e experimentar novas tecnologias para poder escolher a melhor opção de tecnologia para projetos. E com o início do hackathon da Waves, eu decidi explorar.

Idéia: Pagamento de salário de forma inteligente

Idéia do projeto foi a distribuição automática de salários de desenvolvedores de software usando o githab de acordo com sua performance. O principal desafio do projeto é a necessidade de confiar no programa que distribui o dinheiro. Waves Smart Contract torna seguro e confiável, onde um usuário sem conhecimento de programação pode verificar a distribuição de fundos antes de transferir o dinheiro.

Tecnologias utilizadas

Html e um Java Script (Node.js biblioteca Waves), open source no GitHub e uma demonstração ao vivo no Firebase Hosting

Etapas

  1. O usuário deve escolher um repositório no GitHub e o valor total para distribuir os salários
  2. Pagamento (aproximadamente 0.01 Waves ou 0.02 dólares) para o armazenamento de dados e criação do smart contract no blockchain
  3. O usuário deve verificar a exatidão do smart contract e, em seguida, transferir fundos para o endereço verificado
  4. Os fundos serão distribuídos entre os desenvolvedores

Desenvolvimento

O melhor opção para um desenvolvedor iniciante é o console de demonstração da Waves, é um ambiente clean e você pode testar seu código imediatamente. Durante o desenvolvimento, sugiro usar um ambiente de Testnet da Waves, onde você ganhará 10 Waves com um único clique. Embora ainda não tenha muitos exemplos no Google devido ser uma nova tecnologia, os smart contracts são bem documentados e todas as informações necessárias podem ser encontradas na descrição oficial.

A biblioteca NodeJs (1.3.0) já funciona bem em navegadores (exceto para criar Aliases), mas infelizmente ainda não é compatível com o Google Functions ou o React Native (os desenvolvedores da Waves prometeram resolver isso em breve).

Você pode acesso ao post na íntegra aqui.

Faça parte da comunidade Waves no Brasil!