Walmart quer patentear Stablecoin que parece muito com a Libra do Facebook

Walmart quer patentear Stablecoin que parece muito com a Libra do Facebook

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

De acordo com um novo pedido de patente da gigante do setor de varejo, o Walmart, aparentemente está trabalhando na emissão de uma moeda digital com suporte fiduciário, semelhante à criptomoeda libra do Facebook.

O pedido de patente publicado pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) na quinta-feira, expõe um método para “gerar uma unidade monetária digital vinculando a unidade monetária digital a uma moeda comum”, o que significa uma stablecoin.

Segundo o pedido de patente, a moeda digital baseada em blockchain “pode estar atrelada ao dólar norte-americano”, e talvez disponível para uso “somente em varejistas ou parceiros selecionados”. O pedido também acrescenta que, poderia também ajudar as famílias com baixa renda que acham que os serviços bancários são caros, podem “administrar riqueza em uma instituição que possa suprir a maior parte das necessidades financeiras e de produtos do dia-a-dia”, segundo o documento.

O registro de patente do Walmart indica ainda que sua moeda digital pretende fornecer um local gratuito ou barato para armazenar “dinheiro”. “A moeda digital pode fornecer um espaço livre de taxas ou taxas mínimas para armazenar riqueza que pode ser gasta, por exemplo, em varejistas e, se necessário, facilmente convertida em dinheiro.

Outras inovações descritas no pedido de patente do Walmart, incluem a capacidade de remover a necessidade de cartões de crédito e atuar como um “crédito biométrico pré-aprovado (por exemplo, impressão digital ou padrão ocular)”. O token também pode ser usado para restringir quais categorias de produtos podem ser compradas e por quem, por exemplo, impedir que menores comprem cigarros, bebidas alcoólicas ou um DVD com classificação R.

“Uma pessoa é o ‘cartão de crédito’ para o seu próprio banco de valor digital”, diz a empresa.

Uma diferença notável com a Libra do Facebook, é que os usuários de uma “Walmart Coin” poderiam “ganhar juros”. Com a Libra, os juros ganhos iriam para os parceiros da Libra.

Ambas criptomoedas pretendem atender aos não bancarizados e facilitar transferências global de dinheiro. Tudo indica que a Libra seja lançada no próximo ano, mas com a oposição que tem enfrentado de bancos centrais e políticos de todo o mundo, talvez a criptomoeda não seja lançada devido a forte regulamentação.

O Walmart é uma das empresas que mais tem demonstrado interesse na blockchain, já registrou pelo menos 54 patentes relacionadas a tecnologia. Recentemente, a Walmart China lançou uma plataforma blockchain para rastrear diversos produtos que vão desde carne fresca, arroz e até cogumelos.

Clique aqui para ler: 85% dos Bitcoins já foram minerados

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: