WallStreetBets – Como a comunidade de varejo está mudando as regras de Wall Street

WallStreetBets – Como a comunidade de varejo está mudando as regras de Wall Street

By Benson Toti - min. de leitura

O drama dos fundos de hedge está atualmente se desenrolando em Wall Street, à medida que fundos de hedge veteranos são expulsos de suas posições vendidas por “amadores”. Pela primeira vez, os comerciantes de varejo venceram Wall Street em seu próprio jogo e estão ganhando por muito tempo.

Tudo começou com “WallStreetBets” – um grupo de subreddit que funciona como um fórum de negociação onde os participantes discutem ações, opções, dicas e histórias relacionadas à negociação de câmbio. Fundado há oito anos, WallStreetBets contava com cerca de dois (2) milhões de membros, mas isso dobrou na semana passada.

Tudo começou com uma empresa chamada GameStop (ticker $GME), uma ação favorita dos fundos de hedge especializados em vender ações a descoberto. Ao operar a descoberto uma ação, o vendedor é obrigado a fazer 100% do investimento se a ação cair para zero – em linguagem simples, se a empresa vai à falência.

O problema para a maioria desses fundos de hedge é que o WallStreetBets decidiu assumir o outro lado da negociação. E a diferença é enorme – enquanto as perdas ao entrar em compra são limitadas ao lado negativo (por exemplo, a ação não pode cair abaixo de zero), as perdas para os vendedores a descoberto são ilimitadas no lado positivo.

Veja como funciona – há tanto um short squeeze quanto um Gamma squeeze em jogo, uma combinação mortal para vendedores a descoberto.

O que é um Short Squeeze?

Quando os vendedores a descoberto apostam contra uma ação, eles tomam as ações emprestadas dos corretores com a promessa de devolvê-las no futuro. O objetivo é obter lucro se o preço das ações cair.

Por exemplo, se um vendedor a descoberto vende uma ação a $50 e o preço sobe para $40, o vendedor pode decidir realizar o lucro. Para isso, o vendedor a descoberto fechará a posição vendida devolvendo as ações às corretoras e obtendo um lucro de $10 sobre a diferença.

Mas, e se o preço subir e não baixar? É aqui que entra em cena um pequeno squeeze, um aperto.

Digamos que o preço da ação vá de $50 para $100. Quando o ativo vendido a descoberto experimenta um rápido aumento no preço, o vendedor a descoberto é forçado a cobrir as posições vendidas comprando as ações no mercado e devolvendo-as aos corretores. Mais precisamente, o vendedor a descoberto adiciona lenha à fogueira, e assim o preço sobe um pouco mais.

Em outras palavras, o vendedor a descoberto é forçado a sair da negociação comprando ações para cobrir suas vendas. No caso da GameStop, ontem o grupo WallStreetBets gerou um buraco mark-to-market de $5 bilhões no bolso dos vendedores a descoberto. E isso foi ontem.

O short squeeze épico de curto prazo também se beneficiou de outra coisa que deu errado para os fundos de hedge – um Gamma squeeze.

O que é um Gamma Squeeze?

O gamma squeeze pertence ao mundo “escuro” da negociação de derivativos. Por que escuro? Porque os derivativos foram os culpados pela Grande Crise Financeira de 2008-2009. Um dos princípios que os membros do WallStreetBets defendem é – como as casas de investimento foram resgatadas após a crise, enquanto um José qualquer pagava a conta? E agora, as mesmas armas são usadas para “punir” os ricos de Wall Street.

Antes de discutir o Gamma Squeeze, é importante mencionar que este é um fenômeno que pertence à negociação de opções. Opções são derivativos que flutuam com base no movimento do ativo subjacente (ou seja, as ações que foram vendidas a descoberto por fundos de hedge). O problema com essas opções é que, embora pertençam a um mercado diferente, elas têm efeitos em cascata e indiretos no preço real do mercado de ações do ativo subjacente. Aqui está como.

As opções são call ou put. Se você comprar uma opção de venda, espera que o preço do ativo subjacente caia. Se você comprar uma opção de compra, espera que ela suba. Lembre-se de que nada mais são do que contratos, e o custo de entrar no contrato é chamado de premium.

Mas quando você compra uma opção de compra (ou seja, esperando que o mercado se mova para cima), alguém tem que vender essa opção para você – apresentando o formador de mercado. O market-maker pensa duas vezes sobre a exposição ao risco que possui, especialmente se o preço da ação, de fato, se mover para o lado positivo. Como tal, esse formador de mercado escolherá cobrir sua exposição porque se o preço subir acima do preço de exercício, ele vai ter uma perda, uma loss.

Para se proteger contra esse cenário, o market-maker, ou formador de mercado, vai ao mercado real e compra algumas ações para si mesmo. Quanto mais o preço sobe, mais ele compra. E este é o efeito indireto de um contrato de opção sobre o preço real do ativo subjacente.

Os formadores de mercado usam o Delta, uma medida de quanto o preço de um contrato de opção se move em relação a um movimento de um dólar na ação real. Gamma representa a taxa de mudança. Portanto, em um Gamma Squeeze, quanto mais o Delta e o Gamma sobem, mais o market-maker é forçado a comprar as ações no mercado.

Quebra de um cronograma de Squeeze

Tudo começa com alguém (ou seja, fundos de hedge) tendo exposição no lado vendido de uma empresa. Se outros negociantes acharem que a empresa vale mais do que o preço atual, eles podem decidir comprar as ações reais, comprar opções de compra ou ambos.

Com cada aumento de $1 no preço das ações, os vendedores a descoberto sofrem tanto de um short squeeze (o vendedor a descoberto deve comprar as ações para devolvê-las aos corretores) quanto de um Gamma squeeze (os market makers devem comprar as ações para se protegerem contra o risco de a opção ser exercida no dinheiro).

O que isso significa para os investidores?

De repente, o varejista comanda o mercado. Quando 2 milhões de negociantes com contas pequenas negociam em uníssono, eles agem como um grande fundo por conta própria, com capital e recursos enormes.

Os investidores devem se preocupar porque, pela primeira vez, os comerciantes de varejo podem mudar permanentemente o mercado de ações. Podemos estar no início de uma nova era em investimentos, em que o poder está mudando das instituições para os indivíduos.