Volume Spot do Bitcoin pode corresponder a todas as ações dos EUA em quatro anos

Volume Spot do Bitcoin pode corresponder a todas as ações dos EUA em quatro anos

By - min. de leitura
Atualizado 08 junho 2020
Bitcoin e notas de dólar dos EUA

O volume spot do Bitcoin é pequeno comparado aos mercados de ações e de câmbio global dos EUA, no entanto, dados da Coinmetrics sugerem que o volume do Bitcoin pode superar todos os principais ativos nos próximos quatro anos

Atualmente, os mercados spot de Bitcoin totalizam cerca de US $4,1 bilhões em volume diário – uma quantidade atualmente menor do que os US $446 bilhões nos mercados spot de ações dos EUA e os mercados spot de US $893 bilhões em títulos.

No entanto, de acordo com a Coin Metrics, o mercado de volumes spot do Bitcoin pode subir nos próximos quatro anos para superar esses dois mercados.

O crescimento do Bitcoin como uma classe de ativos aumentou nos últimos dois anos.

Uma olhada nas figuras significa que os volumes spot diários atuais dão ao Bitcoin uma capitalização de mercado “de tamanho mais comparável a um grande estoque de capitalização do que a uma classe de ativos distinta”.

Enquanto o Bitcoin procura atrair grandes investidores institucionais, a CoinMetrics observa que os baixos níveis de volume nas trocas spot podem ser um motivo de cautela.

A plataforma de pesquisa e análise diz que investidores institucionais – incluindo doações, fundos de pensão ou fundos soberanos – podem ver o Bitcoin como um investimento “apenas adequado para uma parte da já pequena alocação para ativos alternativos, em vez de realizar uma alocação separada para ele . ”

Volume spot de Bitcoin atingiu o pico em 2017

O interesse no Bitcoin levou os mercados spot a seu pico durante o mercado em alta de 2017, com volumes diários em bolsas atingindo US $8,0 bilhões.

Fonte: Coin Metrics

Se mantiver a mesma trajetória de crescimento observada nos últimos 10 anos, os volumes diários do Bitcoin poderão corresponder ao das principais classes de ativos em 2024 ou 2025.

Segundo os dados, uma taxa de crescimento em níveis históricos significará que a criptografia pioneira precisará de apenas quatro anos para superar os volumes diários de ações dos EUA. Em cerca de cinco anos, os bilhões de dólares do Bitcoin em volume diário de negociação podem ter crescido para exceder o do mercado de títulos dos EUA.

A maior parte do volume do Bitcoin é proveniente dos mercados de derivativos

O volume de negociação do Bitcoin está concentrado nos mercados de derivativos. Sem os mercados de derivativos, os volumes variam em torno de US $4,3 bilhões no mercado à vista. Quando o volume médio diário de USD dos mercados futuros perpétuos é adicionado, o volume salta para mais de US $ 18bilhões.

Isso ocorre porque, assim como nos mercados tradicionais, o mercado de derivativos do Bitcoin é maior que o mercado à vista. Os comerciantes de margem podem acessar contratos de derivativos que se estabelecem em moedas fiduciárias, Bitcoin e stablecoins.

A Binance tem o maior volume de contratos permanentes diários de Bitcoin, com uma média de US $2,596 bilhões. Huobi, BitMEX, Bybit e OKEx compõem o restante dos cinco primeiros.

Compressão de preço para Bitcoin

O preço do Bitcoin recuou abaixo de US $10 mil ontem depois de subir acima do nível pela primeira vez desde 8 de maio. No entanto, a retração reduziu o Bitcoin em cerca de 5,7%.