Vodafone faz parceria com a Energy Web para integrar a rede inteligente com uma blockchain da IoT

Vodafone faz parceria com a Energy Web para integrar a rede inteligente com uma blockchain da IoT

By - min. de leitura
Atualizado 09 junho 2020

Vodafone faz parceria com a Energy Web para integrar a rede inteligente com uma blockchain da IoT

Letreiro da Vodafone
A parceria da Vodafone com a Energy Web ajudará os ativos de energia que tentam acessar uma blockchain

A Vodafone está em parceria com a Energy Web (EW) em um projeto que permitirá que a empresa de comunicações tecnológicas vincule bilhões de ativos de energia renovável e distribuída a redes por meio da Internet das Coisas (IoT) e da tecnologia blockchain.

Para conseguir isso, a Vodafone Business procura usar sua tecnologia centrada na SIM (SCB) em combinação com a conectividade IoT “para criar IDs seguros para ativos de energia”, anunciou a Energy Web em uma publicação do Medium publicada em 26 de maio.

De acordo com a EW, o projeto possibilitaria que ativos renováveis e distribuídos, incluindo painéis solares, turbinas eólicas, baterias e bombas de calor, se integrassem de maneira segura e eficiente às redes de energia.

A Vodafone e a Energy Web querem tornar mais fácil e seguro para os fornecedores de rede de energia identificar ativos de energia DLT que estão conectados a qualquer momento à rede de um fornecedor. As empresas dizem que isso será possível usando a mesma tecnologia que as operadoras de telecomunicações usam cartões SIM para reconhecer telefones celulares.

O projeto está definido para implantar um sistema de rede inteligente construído na plataforma Internet das Coisas (IoT) da Vodafone e ser integrado ao Sistema Operacional Descentralizado da EW (EW-DOS).

O diretor da divisão de IoT para negócios da Vodafone, Erik Brennei, observou que “o número de dispositivos descentralizados, de nova geração e de baixo carbono” aumentou tremendamente.

Apoiando a importância da IoT e da blockchain no projeto e no setor, Brennei acrescentou que esses ativos precisam se beneficiar da conectividade segura, “independentemente de sua localização”.

As conexões simples e seguras, acrescentou, garantirão que as redes de energia e comunicação achem fácil conectar e gerenciar ativos na rede.

O CEO da Energy Web, Walter Kok, disse que “a experiência da EW em energia e descentralização” combinada com a infraestrutura pioneira de IoT da Vodafone oferece uma oportunidade para o setor de energia experimentar um crescimento rápido.

A parceria continua os esforços recentes da Vodafone que viram a gigante de telecomunicações do Reino Unido procurar usar o DLT para melhorar seus serviços.

A empresa revelou em 2019 que havia 20 casos de uso em potencial nos quais a tecnologia blockchain poderia ajudar a revolucionar as operações. Ele inclui uma iniciativa baseada em blockchain anunciada em março que tem como alvo os processos da cadeia de suprimentos da empresa.

A empresa também planeja usar a tecnologia emergente em projetos voltados para identidade e segurança.

A parceria entre a Vodafone e a EW viu o token de criptografia deste último aumentar no mercado. O token EWT, atualmente classificado em 2127 no CoinMarketCap, subiu mais de 11% nas últimas 24 horas em relação ao dólar dos EUA, atingindo uma alta histórica. O token está trocando de mãos por US $3,12.