Vitalik sugere taxa para transações feitas através de wallets

Vitalik sugere taxa para transações feitas através de wallets

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 22 junho 2021

Vitalik Buterin, o criador do projeto de blockchain Ethereum, propôs aumentar as taxas para usuários da rede para suportar desenvolvedores com valores mais sustentáveis.

“Eu proponho nós considerarmos uma norma da comunidade que a carteira de clientes e desenvolvedores possam e devam cobrar 1 gwei de combustível por transações enviadas através da wallet”, tuitou o criador do Ethereum na sexta feira.

https://twitter.com/VitalikButerin/status/1103997378967810048

A taxa de combustível paga em gwei são pagamentos feitos pelos usuários para compensar a energia computacional gasta no processo de validação de transações na rede. Todas as redes contam com alguma forma de taxa para pagar o combustível da rede.

VItalik sugeriu que pagamentos de 1 gwei para transações enviadas de carteiras Ethereum poderiam efetivamente levantar mais de $2 milhões por ano em financiamento. Lembrando que 73.000 gwei equivalem a cerca de $0.01.

“Pelo custo de um pequeno aumento no combustível médio em cerca de 7%, isso aumentaria para $2 milhões em financiamento sustentável e sem ligação institucional para desenvolvedores de carteiras Ethereum.”

O CEO também ressaltou que ele quer encorajar a discussão sobre essa taxa e que ela seria um modelo e não uma obrigação.

A reposta da comunidade até o momento tem sido dividida, com alguns usuários lembrando que a carteira MultiBit tentou sem sucesso implementar uma taxa do tipo.

“Os usuários não estão dispostos a pagar por algo que costumava ser grátis. Ninguém queria fazer o upgrade”, diz um tuíte feito por Ken Hodler, “Eventualmente a taxa foi removida. Sem uma maneira de pagar pelo suporte e desenvolvimento, a carteira acabou sendo descontinuada.”

Segundo uma entrevista para o CoinDesk, Vitalik disse que a resposta da comunidade tem sido encorajadora.

“Eu tive a ideia da proposta depois de falar com economistas da conferência Economics and Computation em Cornell no ano passado… Eu espero que a proposta possa ser incluída logo”.

Veja também: Polícia dos EUA prende membros da OneCoin!