Vitalik quer combinar privacidade absoluta da Zcash com contratos inteligentes da Ethereum, dando origem ao “Zec on Eth”

Vitalik quer combinar privacidade absoluta da Zcash com contratos inteligentes da Ethereum, dando origem ao “Zec on Eth”

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O poder dos contratos inteligentes pode ser combinado com privacidade absoluta, de acordo com uma nova declaração do fundador da Ethereum, Vitalik Buterin.

“Zero provas de conhecimento estão no roteiro do Ethereum e foram por mais de dois meses.” – Buterin publicamente afirmou ontem, antes de acrescentar em uma entrevista curta para a CCN que, realisticamente, levaria cerca de quatro meses a um ano para a privacidade do Zec ser adicionada ao Ethereum.

Uma rede Ethereum inteiramente privada levanta as possibilidades de uma solução a um problema aparentemente intratável do blockchain: como você transaciona confidencialmente até o mundo está interessado, e ao mesmo tempo que revela a quem quer que você deseja ter as transações exatas que você está empreendendo. Zooko Wilcox, fundador da Zcash e participante da famosa lista de discussão, onde Nakamoto fez seu primeiro anúncio público, afirmou durante uma apresentação na devcon2, intitulada Zcash + Ethereum = Love, que nos últimos quatro anos, os pesquisadores fizeram uma descoberta que permite que uma transação seja completamente privada, enquanto, ao mesmo tempo, permitindo que outros vejam sua transação, se assim o desejarem.

Esta descoberta não estava disponível para Satoshi Nakamoto, e Zooko afirmou, portanto, que ele foi incapaz de usá-lo, mas agora, através de avanços matemáticos feitos por pesquisadores que trabalham atualmente no Zcash, é muito possível não só permitir que os validadores, mas uma transação seja validada de acordo com as regras de estabelecidas pela rede, sem saber nada sobre a transação, mas também, ao mesmo tempo, permitir que potenciais empregados, reguladores, clientes específicos ou qualquer outra pessoa, vejam e, portanto, a transação seja realizada, proibindo todos os outros, de qualquer forma, de obter qualquer informação sobre o intercâmbio.

Zcash, portanto, em vez de fornecer apenas anonimato, nos dá um mecanismo para resolver um problema muito sério. Ou seja, permite que todos usemos a cadeia pública sem revelar nada enquanto, ao mesmo tempo, revelamos tudo de uma maneira que torna impossível corromper os dados, àqueles que precisam saber o que deve, necessariamente, ser revelado .

Em combinação com contratos inteligentes, esta tecnologia pode se tornar muito poderosa, permitindo o aprimoramento incremental de nossa infra-estrutura atual de uma forma que pode aumentar profundamente nossa produtividade, eficiência e bem-estar.

Este é um sentimento ecoado por Buterin que declarou publicamente:

“Combinando a tecnologia de blockchain e privacidade forte, pode muito bem ser uma das próximas grandes fronteiras no desenvolvimento de aplicações seguras.”

Privacidade abaixo, escalabilidade e usabilidade para avançar

O único problema agora deixado é a escalabilidade e, claro, a usabilidade. Z-provas de conhecimento, a matemática alta que torna possível toda esta magia, usar muita memória e RAM. Alguns, portanto, sugerem que para o Ethereum, esta nova invenção deve ser usada em um nível de contrato / projeto, ao invés de ao nível do protocolo em si, outros sugerem de outra forma.

vitalik-buterin-zcash
Vitalik Buterin diz que a privacidade da Zcash será realisticamente adicionada ao Ethereum em um período entre 4 e 12 meses.
Ao abordar a escalabilidade, Buterin afirmou que: certas transações de prova de conhecimento levam mais tempo que as transações normais para processar “, então você não estará vendo 15 transações de zkp por segundo da maneira que fazemos com as regulares (embora se nossas melhorias de VM forem boas o bastante, seria difícil de dizer neste momento).

“Além disso, indicando uma preferência por ambas as abordagens – incorporação no contrato e a nível de protocolo – Buterin afirmou que” precisamos de alguns pré-compiladores para a otimização”.

Independentemente do que os codificadores decidirem, a solução de fragmentação do Ethereum, em que determinados nós validam apenas algumas transações, criando uma web complexa que equivale, efetivamente, a todos os nós que validam todas as transações, contribui bastante para resolver quaisquer preocupações de escalabilidade. O trabalho, portanto, já começou a privacidada da ZEC nos contratos inteligentes do ETH com o código esqueleto para um projeto ZEC on ETH que será lançado durante este verão.

Além disso, Zooko indicando em sua apresentação uma estreita colaboração entre os desenvolvedores ETH e ZEC. O mundo pode, portanto, ver uma poderosa força no poder cerebral combinado desses dois grandes empreendedores de criptomoedas: Zooko Wilcox e Vitalik Buterin.

Via: Criptocoins news
Tradução: Guia do Bitcoin