HomeVitalik Buterin fala sobre Ethereum 2.0 e DeFi

Vitalik Buterin fala sobre Ethereum 2.0 e DeFi

Adolph Obasogie

Vitalik Buterin, co-fundador do Ethereum, falou na conferência Ethereal sobre os desenvolvimentos da rede ETH 2.0 e também sobre DeFi.

Sobre o andamento do Ethereum 2.0, Vitalik disse que com exceção de algumas coisas que surgiram durante as auditorias de segurança, tudo já está finalizado. Buterin afirmou que os nodes estão conversando entre si e que o próximo passo é garantir que eles possam manter uma rede pública em grande escala.

“Estamos falando de potencialmente centenas de milhares de validadores agregando um grande número de transações”.

A atualização também virá com o modelo de recompensa dada aos validadores que tenham uma quantidade de Ethereum trancada em contratos inteligentes para ajudar a validar as transações na rede. Buterin abordou o assunto corrigindo as críticas de que as recompensas serão baixas para incentivar os validadores a manterem a rede funcionando.

“Houve muitos conceitos errôneos por lá. Há pessoas adotando a estatística de 1%. Na realidade, a recompensa máxima é de 1,7% ao ano, apenas no caso em que literalmente todo mundo está apostando. No caso de um número menor de validadores apostando, as recompensas aumentam um pouco”.

Vitalik ao falar sobre finanças descentralizadas, DeFi, alertou os investidores sobre os riscos, mas não negou o grande potencial desses projetos.

“Estou muito empolgado com o potencial que a DeFi oferece em princípio. A ideia de que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, possa ter acesso a um sistema que permita pagar uma à outra e escolher sua própria exposição financeira, é algo realmente poderoso. É algo que muitas pessoas não têm acesso”.

DeFi vem se destacando muito no mercado de Blockchain. Mais de 100 projetos como stablecoins e DEXs já foram construídos na rede Ethereum, segundo os dados da ConsenSys.

O grande destaque é a MakerDAO. Com a plataforma é possível obter empréstimos garantidos por Ethereum.

Através da DeFi, os investidores têm o risco diminuído se comparado com uma ICO. Os projetos recebem um valor menor e constante de acordo com a continuidade do trabalho. Quando o projeto começa a dar sinais de fraude o investidor pode sacar o dinheiro e o financiamento diminui.

“Não se trata de maximizar retornos para si mesmo. Trata-se de receber os retornos e os bombear para um projeto que você apoia. Isso pode realmente mitigar muitas preocupações de fraude que tivemos no espaço da ICO”.

Há muito espaço no mercado de criptomoedas e blockchain para novas ideias e tecnologias, mas como Vitalik apontou, DeFi é uma modalidade nova que não foi testada ainda e pode falhar. Todavia estamos observando que as ICOs perderam muito espaço no mercado e isso pode abrir um grande caminho para a DeFi.

 

Veja também: Economia global pode impulsionar Bitcoin nesta semana

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais:

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.