Visa ajudará bancos a integrar pagamentos CBDC

Visa ajudará bancos a integrar pagamentos CBDC

By Sam Grant - min. de leitura
Imagem da sede da Visa

Um relatório recente da corporação multinacional de serviços financeiros, com sede nos EUA, mostrou que ela está progredindo em sua tecnologia de pagamento crypto

Cuy Sheffield, chefe da área crypto da Visa, relatou que a empresa logo integraria o blockchain em suas operações. Embora não tenha dado mais detalhes sobre quando o projeto será implantado, ele destacou que as pesquisas na área vão continuar até 2021.

Ele continuou dizendo que a Visa havia entrado em contato, e interagido de perto, com os bancos centrais em todo o mundo sobre o assunto de moedas digitais. Sheffield explicou que a gigante empresa de pagamentos estava disposta a emprestar sua expertise no assunto para ajudar os bancos centrais “como eles pensam sobre CBDCs” e outras instituições financeiras estão “explorando” as stablecoins.

O diretor sênior também revelou que a Visa revisou e avaliou as perspectivas de pagamentos offline em moeda digital. No entanto, Sheffield foi rápido em evidenciar os obstáculos técnicos no caminho de tornar esses pagamentos mais seguros. Segundo ele, a maioria dos bancos centrais iria deparar-se ainda com os mesmos problemas vividos pelas empresas privadas que constroem stablecoins.

Na verdade, uma pesquisa do Banco do Japão mostrou que o principal obstáculo para o lançamento desses tokens é a acessibilidade geral e a resiliência dos CBDCs.

Terry Angelos, vice-presidente sênior e chefe global da Fintech da Visa, deu a entender que a empresa de serviços financeiros estava procurando estender o tamanho de seus principais membros para acomodar mais empresas centradas em criptomoeda.

No momento, sabemos apenas da troca de criptomoeda Coinbase, com sede nos Estados Unidos, que formou uma parceria com a Visa para ganhar sua associação principal. A colaboração com a Visa permite que os membros da Coinbase usem seus ativos crypto em qualquer lugar onde o pagamento Visa seja aceito.

Estamos vendo um interesse significativo na demanda de empresas de criptomoeda que desejam trabalhar com a Visa e conectar seus clientes à nossa rede de mais de 60 milhões de comerciantes”, disse Angelos.

Sheffield acrescentou que a Visa incorporou mais 25 empresas de todo o mundo. Em um comunicado, ele disse: “Temos um relacionamento próximo com várias das principais carteiras e trocas de criptomoeda e os ajudamos a acessar nossa rede de mais de 60 milhões de comerciantes”.