Venezuela anuncia nova criptomoeda “Petro Gold”, que terá “lastro em metais preciosos”

Venezuela anuncia nova criptomoeda “Petro Gold”, que terá “lastro em metais preciosos”

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O líder da Venezuela, Nicolás Maduro anunciou recentemente que dentro de uma semana, o município vai lançar uma nova criptomoeda, a Petro Gold. A criptomoeda, de acordo com a fonte de notícias local Telesur, será apoiada por metais preciosos. Notavelmente, o anúncio de Maduro foi feito quarta-feira (21 de fevereiro), um dia depois que a Venezuela lançou sua criptomoeda do petróleo, a Petro.

Conforme coberto pelo Guia do Bitcoin, o Petro (PTR) foi anunciado em dezembro, como forma de o país ignorar as sanções e lutar contra uma “guerra econômica” com os Estados Unidos. A pré-venda da Petro está atualmente em andamento e, de acordo com Maduro, já foi arrecadada US$ 735 milhões, embora ele não tenha respondido com essa evidência.

Pouco depois de anunciado o Petro, o congresso da oposição da Venezuela criticou a venda da criptomoeda, como um instrumento “ilegal e inconstitucional” para hipotecar as reservas de petróleo do país. Os EUA advertiram que os cidadãos que compraram a criptomoeda poderiam estar violando as sanções, enquanto os investidores manifestaram preocupações sobre a solvência e a transparência da Venezuela.

No entanto, em um discurso televisionado, Maduro revelou que um Petro Gold está a caminho:

“Na próxima semana, vou lançar o ouro do petróleo, lastreado no ouro, que é ainda mais poderoso e que fortalecerá o petro”.

Que lastro?

Não está claro se o líder venezuelano está se referindo às reservas de ouro no banco central, ou a um depósito mineral não desenvolvido. Outros detalhes sobre a criptomoeda ainda não foram revelados.

De acordo com a Telesur, investidores do Brasil, Dinamarca, Honduras, Polônia, Noruega e Oriente Médio manifestaram interesse na Petro, quer aceitando como forma de pagamento, ou investindo nele.

Nem ou Ethereum?

O lançamento da Petro foi, pelo menos, confuso, já que alguns usuários enfrentaram erros de JavaScript ao tentar comprar a criptomoeda. Outros não conseguiram obter suas ordens correspondentes à exchange descentralizada EtherDelta. Além disso, não está claro qual o Blockchain que o token está usando, pois diferentes documentos sugerem que é o de NEM ou Ethereum.

Os investidores da criptomoeda estão tentando descobrir o que fazer com a nova criptomoeda, a Petro Gold. Falando para a Reuters, o fundador da empresa de investimentos em criptoasset Redwood City Ventures, Sean Walsh, revelou que era difícil chegar a uma conclusão sem detalhes, mas acrescentou que não estava interessado em tokens apoiados por ativos físicos. Ele afirmou:

“Ao invés de comprar uma criptomoeda apoiada em ouro, eu simplesmente iria comprar o ouro. O ouro é uma coisa física que você quer manter em suas mãos, porque esse é o ponto”.

A Venezuela está atualmente enfrentando uma das mais profundas recessões já vistas. Os cidadãos são obrigados a usar criptomoedas para sobreviver, à medida que a moeda fiat do país, o Bolívar, afundou em valor, na maior hiperinflação já vista na história do país.