Vazam dados pré-IPO da Bitmain

Vazam dados pré-IPO da Bitmain

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 22 junho 2021

Dados pré-IPO da Bitmain indicam perca de dominância na mineração, grandes perdas decorrentes da aquisição de Bitcoin Cash e uma estratégia para expandir além do mercado de criptomoedas.

A Bitmain Technologies Ltd é uma empresa Chinesa com escritórios em Hong Kong, EUA, Israel, Holanda e Suiça. A empresa é especializada no gerenciamento de pools de mineração, fabricação dos hardwares de mineração e circuitos integrados de aplicações específicas (ASIC) e na operação de fazendas de mineração.

A Bitmain detém parte expressiva da montagem e distribuição de máquinas de mineração (dominância de 85%), das pools de mineração (dominância de 47%) e da operação de fazendas (18%). Ou seja, ela é uma gigante, responsável por grande parte das preocupações em torno da centralização do Bitcoin, dos problemas com o fork do BCH e muitas outras confusões como problemas com a implementação da SegWit na rede Bitcoin.

Em 6 de junho de 2018, Jihan Wu, CEO da Bitmain anunciou ao Bloomberg que pretendia expandir além da esfera da criptografia, com uma oferta pública inicial (IPO). Uma venda pública de ações seria um evento marcante tanto para o Bitmain quanto para a indústria de criptografia mais ampla, que está lentamente saindo da margem do mercado financeiro.

A IPO (que já arrecadou centenas de milhões de dólares) pode significar um aumento do poder da Bitmain, um aniquilamento completo dos concorrêntes e um aumento da centralização da mineração, em diversas frentes de atuação. Apesar de toda controvérsia, é um momento em que as informações sobre as estratégias e futuro da empresa e da mineração do Bitcoin podem ficar menos “obscuras”. Um relatório da bitmax analisou todas as informações vazadas do pré-IPO, chegando a importantes conclusões.

“Uma das descobertas mais interessantes nos documentos pré-IPO da Bitmain foi o declínio acentuado nos negócios de mineração da Bitmain. Embora a participação da receita tenha caído drasticamente, em termos absolutos, a receita de mineração ainda cresceu 250% em 2017,  mas o crescimento de 948% nas vendas de equipamentos ofuscou isso”.

Os dados da IPO mostram o lucro de cada um dos produtos de mineração ( s9, s7, l3..), a evolução da parcela de lucro proveniente da mineração, o balanço operacional da empresa, o patrimônio em BCH, o portfólio da empresa e muitos outros dados.