VanEck quer listar primeiro ETF de Ether nos EUA

VanEck quer listar primeiro ETF de Ether nos EUA

By - min. de leitura

Gestora de ativos, VanEck, pretende ser a primeira empresa nos Estados Unidos a listar um Fundo de Investimento em Índice (ETF) de Ether.

A gerente de ativos, VanEck, foi a primeira empresa a apresentar uma solicitação para um ETF de Ether com a United States Securities and Exchange Commission (SEC). A empresa quer facilitar o acesso dos investidores particulares e institucionais à segunda maior criptomoeda por valor de mercado, sem terem de adquiri-la diretamente.

O ETF tem o nome de “The VanEck Ethereum Trust”, e foi publicado em uma solicitação à SEC na sexta-feira. “O objetivo do investimento no Trust é refletir o desempenho na Taxa de Referência CryptoCompare do Ethereum da MVIS®, menos as despesas das operações do Fundo. Ao tentar alcançar seu objetivo de investimento, o Fundo manterá o Ether (“ETH”) e valorizará suas Ações diariamente com base na Taxa de Referência CryptoCompare do Ethereum da MVIS® reportada,” afirmava a solicitação.

Este último desenvolvimento surge meses depois de a VanEck ter submetido sua proposta de ETF de Bitcoin à SEC dos EUA. A agência reguladora recebeu numerosas propostas da ETF de Bitcoin, mas rejeitou todas elas. Atualmente, a SEC está analisando nove aplicações de ETF de Bitcoin. Há um otimismo dentro do espaço das criptomoedas de que a atual administração da SEC, liderada por Gary Gensler, aprovará pelo menos um ETF de Bitcoin.

O “VanEck Ethereum Trust” é o primeiro ETF com foco em Ether registrado nos Estados Unidos. Embora os EUA ainda não tenham aprovado um único ETF de Bitcoin, o Canadá já aprovou alguns, permitindo que os investidores ganhem exposição à principal criptomoeda. Além disso, o Canadá recentemente três ETFs de Ethereum, tornando-o o primeiro país norte-americano a fazê-lo.

A SEC americana está tomando seu tempo para analisar o mercado. Entretanto, com um valor de mercado acima de 2 trilhões de dólares, vários especialistas acreditam que os EUA estão ficando atrás de outros países líderes no espaço das criptomoedas e vão se recuperar no futuro.

A proposta da VanEck chega numa época em que o Ether já estava funcionando bem, com a criptomoeda fixando um máximo histórico acima de 3800 $.