Usuários denunciam fraude em IEO da Bitfinex

Usuários denunciam fraude em IEO da Bitfinex

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

No começo do ano, vimos duas IEOs (Initial Exchange Offerings) de grande sucesso realizadas pela Binance. Um destaque foi a IEO da Fetch.Ai, que esgotou todos os seus tokens em pouco mais de 10 segundos. Agora, a Bitfinex quebrou esse recorde por alguns milésimos, porém, os usuários não estão nem um pouco satisfeitos com a situação.

No final do mês passado, a Bitfinex revelou que também pretendia participar das IEOs. A companhia lançou a sua própria plataforma para oferta de criptomoedas, chamada Tokinex. A plataforma Tokinex funciona de forma similar à Binance Launchpad e permite que os clientes da Ethfinex e da Bitfinex participem de IEOs.

O primeiro projeto que iria lançar sua venda via Tokinex era o Ampleforth[AMPL], um protocolo de ativos digitais para smart commodity-money. A plataforma foi financiada por pessoas e instituições de renome dentro do criptomercado, incluindo Brian Armstrong (CEO da Coinbase), True Ventures e Pantera Capital.

Curiosamente, a venda do token realizada no dia 13 de junho foi concluída em segundos, tornando-se a mais rápida venda de ativos digitais da história. No fim a venda, a exchange anunciou no Twitter:

“Estamos impressionados – apesar de reduzir pela metade o limite máximo para ampliar a participação, a venda da @AmpleforthOrg na Tokinex esgotou em apenas 11 segundos. Os participantes que conseguiram realizar a compra receberão o AMPL diretamente em suas carteiras da exchange dentro de alguns dias e a data de listagem será anunciada em breve.”

Denúncias dos usuários

Porém, a venda não foi completamente tranquila, já que muitos usuários passaram a acusar a plataforma de ter forjado a situação. De acordo com o site AMBCrypto, vários usuários levantaram desconfianças sobre a venda de token.

Apesar da corretora ter alegado que a IEO foi concluída em menos de 11 segundos, vários membros da comunidade expressaram suas dúvidas e questionaram a autenticidade da venda dos tokens.

De acordo com alguns observadores, a IEO teria sido concluída em menos de um segundo, enquanto alguns usuários do Twitter, como o @GoodlyHertitage, denunciaram que os tokens foram vendidos 8 minutos antes do início da venda.

Outro usuário disse que os tokens estavam vendidos muito antes da venda ter começado.

https://twitter.com/DJKhaledCrypto/status/1139131895772565504

“A barra de contribuição para o IEO do AMPL já estava quase completa antes do início da venda. Muita gente viu isso e a Bitfinex falou que eles estavam ‘testando’ (é, claro, testando 15 minutos antes da venda começar). Assim que o tempo atingiu zero, tudo já estava vendido. Agora sabemos o que o ‘teste’ era.”

Veja também: CVM anuncia estratégia que pode beneficiar criptomercado brasileiro

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: