Pesquisa indica que uso da blockchain na IoT dobrou no último ano

Pesquisa indica que uso da blockchain na IoT dobrou no último ano

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 22 junho 2021
Uma imagem de uma plataforma de negociação de criptomoeda

Segundo um relatório da empresa de cybersegurança holandesa Gemalto, a participação da blockchain em aplicações na Internet das Coisas (IoT) mais do que dobrou durante um período de 12 meses.  

Apesar do foco da pesquisa ser problemas de segurança com a IoT, o dado sobre o aumento da aceitação da tecnologia de blockchain por uma indústria que cresce cada vez mais é excelente para quem acompanha o aumento da descentralização de forma geral.

De acordo com a pesquisa, as empresas da indústria da IoT estão cada vez mais adotando a tecnologia de blockchain. No último ano, o uso mais que dobrou, saindo de 9% para 19%.

A Gemalto entrevistou 950 empresas de TI e líderes de negócios em todo o mundo. Segundo a pesquisa, 90% das companhias acreditam que a segurança dos dispositivos da IoT são uma preocupação significativa para compradores e que 79% das empresas querem uma regulamentação mais robusta em relação à segurança por parte do governo neste quesito.

O artigo nota-se que, enquanto a indústria aguarda para que o governo intervenha com algum tipo de regulação no mercado, as empresas estão adotando a blockchain como uma solução em potencial para o problema de segurança. 23% dos entrevistados acreditam que a blockchain “seria a solução ideal para o problema de segurança com dispositivos IoT.”

Um fato ainda mais interessante é que 91% das organizações que disseram não estar usando a tecnologia de blockchain declararam que consideram adotá-la no futuro.

Jason Hart, CTO da divisão de Proteção de Dados da Gemalto, disse no sumário da pesquisa:

“As empresas estão claramente sentindo a pressão de proteger todas as informações que eles coletam e armazenam. Mas enquanto é claro que elas estão tentando resolver o problema apostando em mais segurança, com a blockchain elas ainda precisam de uma direção para garantir que não vão ficar expostas”.

O que podemos tirar dessa pesquisa é que temos uma melhor aceitação da blockchain, mesmo com as criptomoedas não sendo mais a grande sensação do mercado, como foi em 2017. A blockchain, paralela às criptos, é a mais importante tecnologia para a descentralização, além de garantir mais segurança e poder para os usuários comuns.

Veja a primeira exchange a listar tokens com padrão TRX10!