Urgente: Coreia do Sul fecha as portas para estrangeiros, proibindo depositar e sacar nas exchanges

Urgente: Coreia do Sul fecha as portas para estrangeiros, proibindo depositar e sacar nas exchanges

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A Korbit, a terceira maior exchange de bitcoin e criptomoedas no mercado sul-coreano por trás de Bithumb e Coinone, anunciou que os nacionais não-coreanos ou estrangeiros não poderão depositar o won coreano em qualquer exchange doméstica de criptomoedas.

Estrangeiros estão proibidos de negociar criptomoedas até o final de janeiro

Em uma mensagem enviada aos seus clientes, Korbit declarou:

“Por favor, note, no entanto, que os nacionais não-coreanos, residentes e não residentes, não serão autorizados a depositar KRW em quaisquer exchanges domésticas de criptomoedas quando o novo método de depósito KRW for implementado. Vamos explicar mais por uma mensagem separada. “

A equipe de Korbit observou que o encerramento das contas bancárias virtuais do Kookmin Bank na plataforma de negociação, juntamente com a proibição de exchanges de criptomoedas para estrangeiros, faz parte de uma nova política anti-lavagem de dinheiro (AML), introduzida pelo governo sul-coreano.

“Para cumprir os regulamentos de identificação e lavagem de dinheiro que estão sendo aplicados pelo governo, o atual método de depósito KRW será encerrado até o final de janeiro de 2018”, disse Korbit.

No mês passado, em 14 de dezembro, o Guia do Bitcoin informou que o governo sul-coreano lançou quatro regulamentos principais para melhor regulamentar e promover o mercado local de bolsas de criptomodas. Um dos quatro regulamentos era proibir os investidores infetados e estrangeiros de negociar criptomoedas (KRW) em plataformas de negociação locais.

O documento do governo vazou no início de dezembro, lido: “solicite aos bancos e exchanges para assegurar que os investidores e os estrangeiros não consigam abrir contas de negociação em exchanges de criptomoedas”.

Em dezembro, o governo sul-coreano explicou que decidiu proibir os estrangeiros de negociar criptomoedas no mercado local para evitar que os investidores estrangeiros aproveitassem a oportunidade de arbitragem no mercado local de criptomoedas.

Uma vez que os preços de negociação da maioria das criptomoedas no mercado sul-coreano são pelo menos 15% maiores do que os preços médios globais, o governo solicitou que as exchanges de criptomoedas e os bancos desativassem as contas dos estrangeiros.

Inicialmente, os intercâmbios locais planejavam proibir os estrangeiros de negociar criptomoedas até o dia 20 de janeiro. Mas, com base no extrato de Korbit, os estrangeiros poderão negociar até 31 de janeiro e até o final deste mês, os investidores estrangeiros deixarão de poder depositar o Won ganhou plataformas de negociação de criptomoedas sul-coreanas.

Regulamentos estritos em vez de uma proibição

Na semana passada, o governo sul-coreano e o escritório executivo do Presidente Moon Jae-in declararam oficialmente que uma proibição de exchange de criptomoedas não será imposta no curto prazo. Em vez de uma proibição, o governo enfatizou que serão impostos regulamentos rigorosos para garantir que o mercado local de câmbio de criptomoedas permaneça estável e regulado para consumidores em geral.

Na sequência da declaração do governo, o presidente da Comissão de Comércio Justo da Coréia do Sul, Kim Sang-jo, disse que o fechamento das exchanges de criptomoedas é realisticamente impossível, considerando o imenso impacto econômico que isso traria.

A declaração do presidente Kim, traduzida na CCN, dizia:

“Desligar as exchanges de criptomoedas não é realisticamente possível. Com base no direito do comércio eletrônico, o governo não tem autoridade para fechar plataformas de negociação de criptomoedas.”

Do ponto de vista de um economista, não é uma decisão justa e transparente proibir a atividade econômica. Quer se trate de especulação excessiva ou não, o ganho ou a perda é da responsabilidade do investidor “.

A partir da atualidade, não está claro se os estrangeiros serão proibidos de negociar criptomoedas no mercado local no longo prazo.