União Europeia propõe congelar contas para proteger os bancos de falência

União Europeia propõe congelar contas para proteger os bancos de falência

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Os países membros da UE estão considerando adotar medidas que permitiriam que os estados protejam bancos contra falência impedindo as pessoas tenha contas suspensas e solicitem saques por até 20 dias. A Reuters revelou a proposta depois de receber um “documento da UE” vazado.

A proposta se estende aos EUA solicitando a suspensão de saques

Foi revelado que os Estados da UE estão considerando medidas de implementação que temporariamente impediriam os cidadãos de fazerem saques das contas dos bancos em falência. As propostas foram elaboradas desde o início de 2017 e destinam-se a evitar corridas bancárias e crises dentro do setor financeiro.

A proposta de congelamento de contas amplia a capacidade dos estados suspenderem os saques de contas – que atualmente dispensam contas poupança seguradas que detêm menos de 100.000 euros. O plano permitiria a suspensão dos pagamentos por 5 dias úteis, com uma possível extensão de 20 dias alocada para “circunstâncias excepcionais”. A legislação da UE existente permite que os estados iniciem uma suspensão de 2 dias de certos pagamentos em caso de falha bancária potencial – com depósitos explicitamente excluídos.

Proposta recebeu críticas de algumas instituições financeiras europeias

A União Européia não é estranha às operações bancárias, com o banco espanhol, o Banco Popular, falhando nos últimos meses – cujo colapso foi intensificado por uma corrida repentina em saques. Outro exemplo é a crise bancária de 2013 em Chipre, que viu grande parte da população do país apressar-se a converter suas economias em alternativas de valor, como o Bitcoin. Isso foi em resposta aos anúncios de que a UE apoiava medidas de austeridade que permitiam a apreensão de depósitos de cidadãos para resgatar os bancos que não tinham sido aprovados. Os eventos ganharam grande atenção pelo bitcoin, criando uma inundação nos mercados de Bitcoin.

As propostas receberam críticas de algumas instituições financeiras europeias, que sugeriram que as medidas propostas podem exacerbar o risco de os cidadãos retirarem seus fundos em períodos de incerteza financeira.

Alguns usuários da comunidade Bitcoin já preveem que haverá uma grande crise financeira no futuro, visto que as Instituições Financeiras tradicionais manipulam a economia de uma nação.

Participe da nossa enquete abaixo:

Fonte: Bitcoin.com
Tradução: Guia do Bitcoin

Não fique de fora da Economia Digital. Acompanhe nossas mídias:

Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Linkedin: https://www.linkedin.com/company-beta/16221556