TUTORIAL: Como criar uma offline paper wallet para armazenar de forma segura seus bitcoins

TUTORIAL: Como criar uma offline paper wallet para armazenar de forma segura seus bitcoins

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 03 junho 2020

Todos sabemos que o Bitcoin possui muitas vantagens em comparação com o sistema financeiro ultrapassado do século XX. Uma delas é a capacidade que o usuário possui de “ser o seu próprio banco”. Isso implica em que o usuário estará imune aos mandos e desmandos do sistema bancário, em contrapartida, também significa que o usuário será responsável pelo armazenamento seguro de seus recursos.

Existem várias formas de armazenar Bitcoin, entre elas estão serviços de carteiras online, carteiras de hardware “hardware wallets”, carteiras de papel “paper wallets”, entre outras. Cada forma tem suas vantagens e desvantagens, portanto cabe ao usuário conhecer cada forma de armazenamento disponível e qual é a que melhor se adequará as suas necessidades.

Carteira Online: A forma mais popular e difundida de armazenamento para bitcoins são as carteiras online – geralmente são companhias que oferecem serviço de custódia de recursos através da criação de login e senha de acesso à plataforma. A vantagem dessa modalidade de carteira é a praticidade, em contra partida, a desvantagem seria teoricamente uma maior vulnerabilidade a ataques hackers, além disso na maioria dos serviços disponíveis, a empresa que custodia os bitcoins fica responsável pela criação dos endereços e armazenagem das chaves privadas “private keys”, portanto tecnicamente o usuário não tem o controle pleno de seus recursos, uma vez que não é o detentor das chaves privadas. Esta forma de armazenagem é indicada para valores menores, para uso cotidiano.

Hardware Wallets: Aparecem na forma de hardware – dispositivos físicos desenvolvidos especificamente para armazenar criptomoedas. Até o momento é uma das formas mais seguras de armazenar recursos, uma vez que as empresas que produzem os aparelhos desenvolvem técnicas eficientes de proteção. Apesar de ser bastante seguro, sua desvantagem é o preço, que costuma ser bastante elevado, principalmente neste momento de alta demanda por ativos digitais. Esta forma de armazenagem é indicada tanto para pequenas quanto para grandes montantes em Bitcoin. Confira alguns modelos de hardware wallets aqui.

Offline Paper Wallet: Como o nome já diz trata-se de uma carteira para bitcoins gerada a partir de um computador não conectado a internet, isso por si só mitiga imensamente o risco potencial de sofrer um ataque hacker, pois a chave privada – necessária para validar qualquer transação na rede do Bitcoin – só terá contato com a internet no momento em que o usuário for gastar os recursos armazenados na offline paper wallet. Esta forma é uma alternativa simples, para quem não quer adquirir uma Hardware wallet, mas quer ter seus recursos armazenados com segurança máxima – você precisará apenas de um computador ou notebook que tenha disponibilidade de não ser conectado novamente a internet.

Passo a passo para criar uma offline paper wallet

Para criar as Offline paper wallet é necessário:

– 1 computador – que não poderá ser conectado a internet novamente

– Impressora e papel – caso queira imprimir as Wallets.

1 ° Passo: Acesse o site www.bitaddress.org , copie o endereço da página e crie um atalho em sua área de trabalho, este endereço poderá ser acessado de forma offline.

OBS: Caso você não tenha como conectar o computador a internet, você pode salvar o arquivo do atalho em um pendrive ou cd e em seguida descarregá-lo na máquina.

(Atenção: Depois de salvar o atalho da página Bitadress.org o computador deverá ser desconectado da internet e não deverá ser reconectado enquanto o usuário tiver recursos armazenados nos endereços que foram criados, também recomenda-se não cornetar a este computador nenhum dispositivo que posteriormente possa ter contato com a internet – esta medida visa a segurança máxima da sua carteira)

2 ° Passo: Com o computador desconectado da internet, abra o arquivo de atalho do site bitadress.org e mova o mouse aleatoriamente até a que a criação do novo endereço seja finalizada.

3 ° Passo: Criado o novo endereço, agora você escolhe entre as opções de carteira disponíveis: “Single Wallet”, “Paper Wallet”, “Bulk Wallet”, “Brain Wallet”, “Vanity Wallet” e “Split Wallet”.

– Caso você queira gerar um único endereço deve escolher a opção Single Wallet, você poderá imprimir a paper wallet (print) ou armazenar a imagem em seu HD:

Caso queira gerar vários endereços no intuito de dividir seus recursos em carteiras diferentes (o que é muito recomendável). Clique na opção “Paper wallet” também será possível definir se deseja adicionar a arte, quantidade de endereços a serem gerados e possibilidade de adicionar senha encriptada na chave privada:

É importante lembrar que mesmo que o computador não tenha acesso à internet, outras pessoas ainda podem ter acesso físico a ele e aos dados nele armazenados, portanto se você mantiver cópias dos endereços salvas no HD do computador, assegure-se de mantê-lo em local seguro, onde mais ninguém tenha acesso além de você. É importante também realizar cópias de segurança (backup) como salvar os endereços em pendrive (destinado exclusivamente para esta finalidade), CD ou impresso em papel, para se precaver contra qualquer eventualidade como extravio ou defeito na máquina.

Lembre-se: Se tratando de Bitcoin “você é o seu banco!”, portanto cabe a você adotar boas práticas de segurança para manter seu patrimônio a salvo e sua mente tranquila. Segurança nunca é demais!