Turquia implementará regulamentos relativos a criptomoedas dentro de duas semanas

Turquia implementará regulamentos relativos a criptomoedas dentro de duas semanas

By - min. de leitura
Entrada do banco central da Turquia

Governador do banco central turco afirmou que lançariam alguns regulamentos sobre criptomoedas dentro de duas semanas, acrescentando que o banco não tem intenção de as proibir

O chefe do banco central da Turquia revelou que o banco estaria implementando regulamentações sobre criptomoedas nas próximas semanas. O governador Şahap Kavacıoğlu declarou enquanto falava na TRT, canal estatal, durante o fim de semana.

Segundo o governador, a regulamentação de criptomoedas garantiria a sanidade no espaço criptográfico do país. Ele ressaltou que o principal banco não pretende proibir as criptomoedas. “Não é possível corrigir nada com a proibição das criptomoedas, e nós não pretendemos fazê-lo,” adicionou.

Embora o governador não tenha fornecido detalhes sobre as regulamentações propostas, ele expressou suas preocupações sobre os fundos que saem da Turquia através de criptomoedas. Ele afirmou ser necessário superar as alarmantes quantidades de fundos que saem do país através de criptomoedas.

Embora ainda não existam dados fidedignos, o governador Şahap Kavacıoğlu afirma que a maioria dos fundos que saem da Turquia através de criptomoedas talvez não voltem. Daí, a necessidade de prover regulamentações de criptomoedas. Ele insinuou que as normas se concentrariam em esclarecer a definição legal de “criptomoeda” e determinar de que forma as instituições devem armazenar as criptomoedas.

Os comentários de Kavacıoğlu chegam em um momento tumultuoso para as criptomoedas na Turquia. Na semana passada, o banco central proibiu o uso de criptomoedas como opção de pagamento de bens e serviços. Seguiram-se dois eventos controversos em torno das bolsas de criptomoedas.

O primeiro foi com a bolsa de criptomoedas Thodex. Os usuários da bolsa apresentaram uma queixa formal acusando o Diretor Executivo, Fatih Özer, de fraude, após não terem acesso a suas contas e fundos. Özer foi acusado de ter fugido para a Albânia com mais de 2 bilhões de dólares provenientes dos fundos dos usuários. Apesar de Özer alegar que as acusações eram parte de um ataque de difamação contra a bolsa, a polícia turca já prendeu 62 pessoas ligadas à bolsa Thodex.

Alguns dias depois, as autoridades turcas congelaram as contas bancárias ligadas à bolsa Vebitcoin. Este procedimento ocorreu após a bolsa ter interrompido todas as suas atividades devido a dificuldades financeiras. A polícia prendeu quatro pessoas como parte de uma investigação sobre a Vebitcoin. Os dois eventos aconteceram com alguns dias de intervalo, o que levou as autoridades a exigirem uma regulamentação profunda do espaço das criptomoedas.