Trump demite procurador dos EUA conhecido como “o homem mais perigoso para o Bitcoin”

Trump demite procurador dos EUA conhecido como “o homem mais perigoso para o Bitcoin”

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 03 junho 2020
Imagem: Reprodução

O presidente dos EUA, Donald Trump, demitiu Preet Bharara, o advogado e também secretário da SDNY conhecido como “o homem mais perigoso para o Bitcoin”.

Bharara e a Silk Road 

O ex-representante do Distrito Sul de Nova York (SDNY) é famoso por ter encarcerado o fundador da Silk Road, Ross Ulbricht, e entregue mais de 174 mil bitcoins ao governo dos EUA.

No que está sendo descrito como um “confronto”, Bharara foi demitido na sexta-feira depois de ter recusado a oferta de renunciar seu cargo no governo.

Ele foi um dos 46 nomeados na era Obama que o governo Trump está removendo de seus postos.

“Eu não renunciei. Momentos atrás eu fui demitido”, escreveu Bharara no Twitter. Ele acrescentou que o tempo que foi representante da SDNY, “será para sempre a maior honra da minha vida profissional.”

O infame advogado buscou se destacar no meio politico antes do impasse com a nova liderança presidencial.

Em relatórios de 2014, logo depois do sucesso de Bharara contra o Silk Road, ele mesmo sugeriu que almejava uma carreira política.

Bharara disse:

“Ninguém está sugerindo que há algo inerentemente ruim com o bitcoin”. (disse ele à Fast Company em fevereiro daquele ano).

“Quando você tem uma moeda como esta que lhe dá anonimato, é lógico que algumas pessoas legitimamente querem privacidade”, continuou ele. “Isso é bom. Mas haverá um monte de bandidos que querem roubar seu dinheiro ou vender armas químicas de pessoas que vão se aproveitar dessas mesmas tecnologias. É sobre isso que temos de estar vigilantes.”

Bitcoin na era Trumph

Trumph selecionou Mick Mulvaney para chefe de orçamento, um dissidente conhecido por ser um entusiasta do Bitcoin no Congresso, porem o substituto de Bharara pode ter uma visão contrastante nos rumos definidos por Trumph sobre este aspecto particular da economia.

O advogado Joon Kim e também deputado esta cotado para preencher a vaga, enquanto Trump escolhe um candidato adequado. Veja aqui

Entre a lista de candidatos está Marc L. Mukasey, um advogado de defesa que defende Roger Ailes, o criador da Fox News, que está atualmente sob investigação por agressão sexual.

Notável adversário Trump, o editor do Atlântico David Frum, entretanto comentou que “poderia ser muito conveniente para Donald Trump deixar a vaga para a Procuradoria dos EUA vaga por um longo, longo, longo tempo”.

Fonte: bitcoinist.com
Adaptação/Tradução: Guia do Bitcoin