
O CEO da Tron, Justin Sun, encontrou-se envolvido no que alguns estão chamando de ‘golpe’ após o recente resultado do sorteio de um veículo Tesla, parecer ter sido “combinado”.
No início deste mês, Sun anunciou o sorteio de diversos prêmios, incluindo US$ 20 milhões em dinheiro, e um Tesla, algo que atraiu atenção e publicidade generalizada.
As regras para participar do sorteio eram simples, tudo que deveria ser feito era apenas seguir Justin Sun no Twitter e retuitar o seguinte tweet:
To celebrate #BTT & #USDT–#TRON success, I am planning a $20m free cash airdrop. Good news-it’s coming, bad news-I may decide to give away more! First, I will randomly pick 1 winner for a #Tesla up until 3/27! To apply, follow me and RT this tweet! Simple! #Blockchain pic.twitter.com/wFyzwtB3ur
— Justin Sun (@justinsuntron) 12 de março de 2019
Finalmente, ontem, o vencedor foi anunciado, mas a aparente tentativa de transparência de Justin Sun, que twittou um vídeo de si mesmo ‘aleatoriamente’ escolhendo o vencedor do Tesla, parece ter falhado. Sun excluiu rapidamente o tweet junto com o vídeo. Atitude que despertou muita suspeita.
Para colocar mais lenha na fogueira, o vídeo excluído que parecia mostrar por uma fração de segundo o “vencedor” antes do início do sorteio aleatório, foi arquivado por um usuário do Twitter.
O trecho do vídeo que despertou a suspeita dos espectadores pode ser visto aqui.
Sun rapidamente comentou sobre as supeitas, afirmando que ele removeu o vídeo por causa de uma “falha” que supostamente ocorreu devido ao tamanho do vídeo que excedeu 1 minuto.
We shared a video of the selection process for transparency. Due to the large size of the video, Twitter wasn’t able to compress it properly resulting in a glitch. We will contact Twitter to make sure this doesn’t happen again. We apologize to the community for the mishap.
— Justin Sun (@justinsuntron) 28 de março de 2019
Não acreditamos que o fundador da criptomoeda Tron tenha fraudado o sorteio, provavelmente, como disse ele, foi apenas uma infeliz falha e não um golpe.
No entanto, um usuário do Twitter com o nome de John Galt investigou os sorteios “aleatórios” anteriores de um dos prêmios. O usuário destacou que, embora os vencedores pareçam estar usando diferentes nomes no Twitter, seus hashes de IP eram exatamente os mesmos, segundo ele isso quer dizer que são a mesma pessoa.
1/ So @justinsuntron did 88 draws using the Tesla giveaway tweet
– 1st draw (from @Tronfoundation acct) was on March 26th at 12:44am. Winner from that draw was @kozmenko2017, a bot
– Draws 2 – 88 were done anonymously but from ip hashes/time stamps were clearly the same person pic.twitter.com/nV6gXgYQSQ
— John Galt (@CryptoJohnGalt) 28 de março de 2019
Além disso, Galt aponta que o eventual vencedor da Telsa, @uzgaroth, (o mesmo usuário que aparece no vídeo “glicth”) realmente ganhou o sorteio # 57 (sortudo, filho de um…):