Tron: Suspeita de fraude no sorteio do Tesla

Tron: Suspeita de fraude no sorteio do Tesla

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

 

HOMEM COM CARA DE CULPA

O CEO da Tron, Justin Sun, encontrou-se envolvido no que alguns estão chamando de ‘golpe’ após o recente resultado do sorteio de um veículo Tesla, parecer ter sido “combinado”.

No início deste mês, Sun anunciou o sorteio de diversos prêmios, incluindo US$ 20 milhões em dinheiro, e um Tesla, algo que atraiu atenção e publicidade generalizada.

As regras para participar do sorteio eram simples, tudo que deveria ser feito era apenas seguir Justin Sun no Twitter e retuitar o seguinte tweet:

Finalmente, ontem, o vencedor foi anunciado, mas a aparente tentativa de transparência de Justin Sun, que twittou um vídeo de si mesmo ‘aleatoriamente’ escolhendo o vencedor do Tesla, parece ter falhado. Sun excluiu rapidamente o tweet junto com o vídeo. Atitude que despertou muita suspeita.

Para colocar mais lenha na fogueira, o vídeo excluído que parecia mostrar por uma fração de segundo o “vencedor” antes do início do sorteio aleatório, foi arquivado por um usuário do Twitter.

O trecho do vídeo que despertou a suspeita dos espectadores pode ser visto aqui.

Sun rapidamente comentou sobre as supeitas, afirmando que ele removeu o vídeo por causa de uma “falha” que supostamente ocorreu devido ao tamanho do vídeo que excedeu 1 minuto.

Não acreditamos que o fundador da criptomoeda Tron tenha fraudado o sorteio, provavelmente, como disse ele, foi apenas uma infeliz falha e não um golpe.

No entanto, um usuário do Twitter com o nome de John Galt investigou os sorteios “aleatórios” anteriores de um dos prêmios. O usuário destacou que, embora os vencedores pareçam estar usando diferentes nomes no Twitter, seus hashes de IP eram exatamente os mesmos, segundo ele isso quer dizer que são a mesma pessoa.

Além disso, Galt aponta que o eventual vencedor da Telsa, @uzgaroth, (o mesmo usuário que aparece no vídeo “glicth”) realmente ganhou o sorteio # 57 (sortudo, filho de um…):

Os tweets de Jonh Galt, plantou a dúvida em muitos usuários no Twitter. Alguns até mesmo lembraram da famosa e engraçado falha da Waltonchain, na qual o projeto acidentalmente tuitou a resposta do “vencedor” em sua conta oficial, dando origem à crença de que o resultado do sorteio já estava planejado.


Justin Sun tem algumas explicações a fazer.

Leia mais: Bolsa de valores da Alemanha vai negociar criptomoedas