Transação imobiliária na blockchain é concluída no Brasil

Transação imobiliária na blockchain é concluída no Brasil

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A primeira transação imobiliária inteiramente realizada via tecnologia de blockchain no Brasil foi recentemente concluída.

A Cyrela, uma companhia responsável por vários empreendimentos no Brasil, e a startup Growth Tech realizaram a venda sob o projeto Notary Ledgers, que permite aos usuários solicitar e rastrear serviços notariais em um ambiente digital.

O serviço, que funciona através da tecnologia IBM Blockchain, permitiu a redução de prazos envolvidos no processo de venda de imóveis, que geralmente leva cerca de um mês, para cerca de 20 minutos.

“Estamos procurando por aplicações blockchain para o mercado há algum tempo. A conclusão desta transação reforça nossa abertura ao uso da tecnologia para melhorar o ambiente de negócios imobiliários no país.”, afirmou a diretora de assuntos jurídicos da Cyrela, Rafaella Carvalho.

Indivíduos e empresas poderão usar a plataforma Notary Ledgers para emitir outros documentos, como certidões de nascimento, morte e parceria civil, uma vez que a regulamentação esteja em vigor para permitir que escritórios notários brasileiros operem totalmente através da tecnologia.

Segundo o fundador da Growth Tech, Hugo Pierre, o processo atualmente adotado pelos cartórios no Brasil precisa migrar para um serviço digital baseado em blockchain.

“Um documento assinado digitalmente em nossa plataforma terá a mesma validade de um documento assinado pessoalmente em um cartório, pois as transações também são validadas pela rede notarial”, disse Pierre.

“Essas transações também têm um alto nível de segurança e transparência, o que ajudará a combater fraudes e melhorar os cronogramas de prestação de serviços.” concluiu.

Esse tipo de tokenização é um dos pontos mais interessantes da blockchain, oferecendo a possibilidade de agilizar a transferência de propriedade de imóveis e também facilitar a compra e venda de ações.

Veja também: Ethereum considera usar a rede Bitcoin Cash para dados

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: