Tezos lança faucet para distribuir criptomoeda XTZ

Tezos lança faucet para distribuir criptomoeda XTZ

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 22 junho 2021

Durante o começo do criptomercado, principalmente nos primórdios do Bitcoin, existia algum muito comum em vários locais: As faucets de criptomoedas. Essas “torneiras” pingavam valores pequenos de diferentes criptomoedas. No começo do Bitcoin existem faucets que pingavam até 1 BTC a cada 10 minutos. Hoje em dia essa prática sumiu do setor.

Surpreendentemente a Tezos decidiu reviver essa prática e lançou uma faucet de criptomoedas funciona para a sua criptomoeda XTZ. A faucet já está disponível para os usuários do ecossistema.

Os fundos na faucet tem como objetivo propósitos de testes e de desenvolvimento, de acordo com o site. Enquanto existem limites para receber os valores, a página também incentiva que os usuários comuns possam receber XTZ.

Recentemente a grande maioria das faucets de criptomoedas acabou se tornando completamente impraticáveis. Isso porque elas pagam muito pouco, possuem um valor de saque muito alto e em muitos casos são apenas golpes para roubar o seu tempo.

A faucet de Tezos dispensa criptomoedas reais e não possui nenhum tipo de requisito para retirar o dinheiro, basta colocar o endereço e ele é enviado para a sua carteira. A página principal destaque “Esse é o Tez da mainet real e possui valor de mercado…Por favor, beba com responsabilidade.”

 

Como comprar Litecoin no Brasil

 

A página não deixa claro qual é o objetivo da Tezos em distribuir esse valor de graça. Mas vale lembrar que o valor é bem pequeno e dificilmente dá para “ganhar dinheiro”. São cerca de 0.01 XTZ para cada vez que você participa do faucet.

Além disso, há um limite de uma vez por cada IP, por isso, é bem difícil conseguir arrecadar grandes valores através do site. A Tezos disse que esses limites podem ser alterados a qualquer momento e a faucet pode até ser descontinuada.

Mesmo assim, é uma importante forma de tornar a moeda mais conhecida, além de possivelmente levar a experiência de ter a primeira criptomoeda para muitas pessoas.

A continuação da “torneira” vai provavelmente depender dos usuários. Muitas faucets tiveram que ser fechadas por causa de exploits descobertos pelos próprios usuários, que estavam usando seus conhecimentos para retirar valores muito maiores do serviço.

0.01 XTZ é bem pouco, mas como a ideia é para teste, ela serve para os usuários aprenderem algumas coisas interessantes. Por exemplo, 0.01 já é o suficiente para aprender a fazer stake de criptomoedas ou até mesmo aprender como fazer transações.

É uma boa oportunidade para quem está estudando sobre criptomoedas.

Veja também: Ethereum Classic valoriza 125% em apenas uma semana

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: