Tether realmente possui reservas em dólar, afirma relatório

Tether realmente possui reservas em dólar, afirma relatório

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Um novo relatório sobre a stablecoin Tether (USDT) – afirma que a Tether Ltd., empresa por trás da criptomoeda, realmente possui suas reservas em dólar proporcionais ao número de tokens emitidos.

Segundo a Bloomberg, extratos bancários foram revisados com sucesso – demonstrando que a Tether Ltd. possui hoje um lastro em moeda fiduciária para os seus 1,8 bilhão de tokens USDT em circulação no mercado.

O comunicado é muito importante, visto que a criptomoeda tem sido alvo de diversas controvérsias, investigações e problemas legais nos últimos meses devido à falta de uma auditoria e a preocupação com a “impressão infinita” de tokens – que poderia ocasionar em manipulações de preços e volumes artificiais nas exchanges.

Ainda de cordo com as declarações, o Tether possuía reservadas em dólar iguais ou até superiores ao número de tokens em circulação nas datas de setembro de 2017 até julho deste ano – afastando todo o pânico por trás das altas de preço ocorridas no final de 2017, que supostamente estariam sendo infladas sem nenhum respaldo.

A empresa foi alvo de intimações da Comissão de Negócios de Futuros de Commodities dos EUA no final daquele ano e nesse meio tempo trocou de parceiro bancário – o que levou há uma maior desconfiança sobre a Bitfinex, corretora por trás do token.

Após a conferência de documentos e extratos bancários, a Bloomberg confirmou que o valor de US $ 452,9 milhões realmente estava nas contas bancárias da Noble Bank em setembro de 2017.

Recentemente, a Tether trocou de parceiro comercial e começou a utilizar os serviços do Deltec Bank and Trust Limited, sediado nas Bahamas – enviando uma carta no dia 1 de novembro de 2018 onde afirma que possui o valor de US $ 1.831.322.828 em sua posse atualmente.

Continue lendo: Stablecoins crescem em adoção nos últimos meses, afirma relatório