Startups vão aplicar Blockchain na venda de carros usados

Startups vão aplicar Blockchain na venda de carros usados

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 22 junho 2021
Principais empresas que lideram o uso de blockchain, março de 2021

A organização sem fins lucrativos Fusion Foundation e a Automotive eXchange Platform (AXP) se uniram em uma parceria para levar o mercado de carros usados dos EUA e os seus seguros e financiamentos para uma blockchain.

Segundo o site Fox40, o primeiro passo da parceria será a digitalização dos 10.5 milhões de automóveis cadastrados no banco de dados da AXP. Com esses dados devidamente registrados, será possível rastrear, acessar e auditoriar as informações desses veículos em um sistema transparente e confiável sem dependência de papel.

Max Kane, CEO e co-fundador da AXP, falou sobre como a indústria de automóveis sofreu com a falta de transparência e informações incorretas. “Tem milhões de veículos nas ruas com títulos ‘lavados’, o que significa que há uma fraude. A indústria de seguros perde bilhões em fraudes por causa de informações faltando, informações erradas passadas pelos motoristas e relatórios imprecisos.”

Atualmente a rede AXP engloba cerca de 25,000 vendedores de carros independentes em todos os EUA e isso se estende às relações com as contrapartes em geração de financiamento e empréstimo.

Para lidar com os desafios da indústria, a AXP escolheu trabalhar com o sistema operacional da Fusion ao invés de outras blockchains devido às suas principais vantagens que incluem descentralização, interoperabilidade, alta segurança e criação de assets digitais nativa.

“A Fusion é também a única solução blockchain que nós encontramos que pode suportar opções financeiras inovadoras que vários dos nossos outros parceiros querem trazer para o mercado através da nossa aplicação.”

Segundo John Liu, diretor de produto da Fusion Foundation, o piloto do projeto, que já está a caminho, pode ser estendido para agências governamentais estaduais, além do Departamento de Veículos Automotores (DMV). Espera-se que o sistema, que será lançado no primeiro semestre desse ano, lide com US$ 60 milhões a US$ 100 milhões em empréstimos de financiamento de automóveis.

DJ Qian, fundador da Fusion, afirmou que a blockchain criada pela empresa foi inspirada no ethereum e terá tanto componentes públicos quanto com permissão. “Não precisamos que o governo ou revendedores se preocupem com a execução de um nó ainda. Queremos que eles usem um aplicativo com o qual estejam familiarizados. O número de nós será o máximo que precisamos para suportar uma blockchain segura.”

Por fim, ele também compartilhou as suas impressões sobre o projeto. “Estamos animados em trabalhar com Max e seu time na missão de combater fraudes, aumentar a transparência de dados e garantir aos vendedores e compradores financiamento mais fácil e acessível.”

“A experiência extensiva da AXP na indústria, combinada com o seu banco de dados atual com mais de 10.5 milhões de veículos e 305,000 compradores registrados, me deixam confiante de que a missão de Max será cumprida.”