Startup de contrato inteligente Bitcoin revela novo projeto

Startup de contrato inteligente Bitcoin revela novo projeto

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A RSK Labs, startup que trabalha com a funcionalidade de contrato inteligente para o bitcoin por meio de sidechains, está operando sob um novo banner como parte de uma releitura mais ampla de seu ecossistema de desenvolvimento.

O recém-chamado Root Infrastructure Framework (RIF) Labs é liderado por alguns dos criadores da plataforma em janeiro deste ano. É uma continuação do trabalho que a RSK Labs vem fazendo até agora, com foco específico na criação de interfaces fáceis de usar e bibliotecas de idiomas que simplifiquem o uso da infraestrutura de blockchain, segundo o CEO do RIF Labs Diego Gutierrez Zaldivar.

Revelado nesta semana, a empresa delineou a criação de cinco implementações de código ou protocolos diferentes para serem integrados à plataforma de contrato inteligente RSK. Referido coletivamente ao RIF Open Standard ou RIF OS, cada protocolo destina-se a simplificar e agilizar o desenvolvimento de aplicativos descentralizados (DApps), além de incentivar a adoção mais ampla da tecnologia blockchain como uma ferramenta de programação.

Zaldivar disse à CoinDesk:

“O foco do RIF Lab é construir tecnologias que facilitem o acesso à infraestrutura descentralizada, permitindo que desenvolvedores, organizações e inovadores tradicionais dêem vida à próxima geração de aplicativos distribuídos.”

Código aberto (open source)

Embora tradicionalmente focado em ferramentas que operam lado a lado com bitcoin – pense nisso como a funcionalidade do porting ethereum para o maior blockchain do mundo em valor de mercado – Zaldivar acrescentou que “todo software e propriedade intelectual produzidos serão contribuídos para a comunidade” como código livre.

A ideia é promover o uso dos protocolos do RIF OS para outras plataformas de criptomoedas também.

Tal como está, foi lançado um dos cinco protocolos RIF OS – com os outros quatro protocolos relacionados com operações variáveis ​​de blockchain, incluindo pagamentos, feeds de dados, armazenamento e canais de comunicação – a seguir em breve.

O disponível na plataforma de contrato inteligente permite que os desenvolvedores acabem com o “compartilhamento complexo de endereços blockchain”, conforme explicado por Zaldivar, e substitui os endereços por usos mais amigáveis, simples e fáceis de usar para contas de criptomoedas e tokens.

Ainda não divulgou nenhum grande financiador para o lançamento dos protocolos do RIF OS, disse Zaldivar.

“Eu diria que estamos bem financiados para avançar… Nós não compartilhamos os detalhes reais, mas posso afirmar que temos financiamento para os próximos cinco a sete anos de operações.”