Starbucks: Não queremos os seus Bitcoins!

Starbucks: Não queremos os seus Bitcoins!

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A Starbucks quer ser muito clara: apesar das histórias recentes sobre seu envolvimento em um projeto blockchain, eles não aceitarão o bitcoin em si como uma forma de pagamento.

Na sexta-feira, a Starbucks e várias outras empresas, incluindo a Intercontinental Stock Exchange, Microsoft e BCG, anunciaram que estavam formando a Bakkt, uma empresa que pretende criar uma “rede global integrada” que aproveita as soluções em nuvem da Microsoft para criar um ecossistema global para ativos digitais aberto e regulado.” Isso inspirou uma onda de manchetes especulando que você poderia em breve ser capaz de “pagar por Frappuccinos com bitcoin.” No entanto a Starbucks quis deixar uma coisa clara sobre isso. Eles não querem bitcoins.

De acordo com a Motherboard, um porta-voz da Starbucks esclareceu que a empresa não quer bitcoins, mas está meramente desenvolvendo aplicativos para um sistema que facilita a conversão de criptomoedas em dinheiro:

“É importante esclarecer que não estamos aceitando ativos digitais na Starbucks. Em vez disso, a bolsa converterá ativos digitais como o Bitcoin em dólares americanos, que podem ser usados ​​na Starbucks. No momento atual, estamos anunciando o lançamento da negociação e conversão do Bitcoin. No entanto, continuaremos a conversar com clientes e órgãos reguladores à medida que o espaço evoluir ”.

“Os clientes não poderão pagar os Frappuccinos com bitcoin”, escreveu o porta-voz.

A Starbucks, no entanto, já aceita pagamentos digitais na forma de seu aplicativo de pagamentos móveis altamente usado, que supera o Apple Pay, o Google Pay e o Samsung Pay por milhões de usuários. Bakkt parece ser mais uma plataforma de lançamento para instrumentos financeiros regulados envolvendo bitcoin com o objetivo de suavizar suas rápidas flutuações de preço e, a longo prazo, substituir os cartões de crédito.

Atualmente, o bitcoin não seria uma coisa particularmente boa para pagar o café a qualquer momento, já que as taxas de transação às vezes chegam a um patamar de alguns dólares e o tempo médio necessário para processar uma transação as vezes passa dos 10 minutos padrões estabelecidos pelo o sistema. Talvez isso mude no futuro, mas por enquanto, se você quer gastar um pouco de dinheiro em alguma coisa em relação a bebidas, o Bitcoin ainda não é a melhor opção.