Site russo sobre criptomoedas volta ao ar após decisão judicial

Site russo sobre criptomoedas volta ao ar após decisão judicial

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Um tribunal da cidade de São Petersburgo, Rússia, derrubou uma decisão tomada por um tribunal distrital em 2016 que efetivamente bloqueou o site bitcoininfo.ru de mídia de criptomoedas para os habitantes do país.

A decisão surgiu após o tribunal receber uma ordem da Suprema Corte da Rússia em abril para revisar o caso.

“O Tribunal da Cidade de São Petersburgo anulou a decisão do tribunal distrital de reconhecer as informações postadas no site do Bitcoininfo.ru”, disse o tribunal da cidade em um relatório do Tass na terça-feira.

O dono do site disse à agência de notícias que as declarações do promotor público de São Petersburgo revelaram que cerca de 100 sites de mídia de criptomoedas haviam sido bloqueados após a decisão.

Em julho de 2016, o tribunal distrital de Vyborg, em São Petersburgo, decidiu bloquear o bitcoininfo.ru sem permitir que os proprietários do site passassem por um teste inicial. A base da decisão era que as criptomoedas são “um meio de pagamento e acumulação virtual” e, portanto, fornecer informações relacionadas é ilegal, pois poderia minar a moeda fiduciária do país.

Após a proibição, o tribunal da cidade de São Petersburgo também recusou o recurso dos donos de sites para reconsiderar o caso, disse o relatório, até que a Suprema Corte revogou a decisão.

A decisão mais recente surge no momento em que a Rússia está em processo de elaboração e aprovação de um marco regulatório para o setor de criptomoedas – que se espera estar pronto no verão deste ano, conforme anteriormente exigido pelo presidente Vladimir Putin.