Será que o Bitcoin está em declínio após a dominância cair abaixo de 50%?

Será que o Bitcoin está em declínio após a dominância cair abaixo de 50%?

By Sam Grant - min. de leitura
Uma imagem de uma Bitcoin sobre um fundo de gráfico de vela

Principal criptomoeda suportou duras sessões de negociação na semana passada, com o preço caindo drasticamente na quinta-feira

O Bitcoin ainda não recuperou de uma corrida selvagem que fez com que seu preço caísse abaixo do nível de suporte chave de 50 mil dólares no final da semana passada. O domínio da criptomoeda no setor da criptografia também foi prejudicado após a queda maciça do seu preço. O índice de dominância do Bitcoin, que mostra a capitalização de mercado do Bitcoin em relação à do mercado geral das criptomoedas, caiu abaixo de 50% no final da semana passada pela primeira vez desde o início de 2018 – o que também aconteceu no início do último mercado de baixa.

O valor do índice no início deste ano estava um pouco acima de 70%, e a queda abaixo de 50% significa que a criptomoeda já perdeu mais de 20% de seu domínio só este ano. Como era de se esperar, algumas altcoins conseguiram registrar um aumento de sua dominância neste período de tempo.

O Ethereum e o Binance Coin são destaque, tendo apresentado aumentos significativos da dominância. Este ano, o domínio do Ether aumentou 4% em geral, enquanto o do Binance Coin cresceu quase 3,5%.

O Bitcoin ainda não se recuperou, mas registrou alguns ganhos decentes nas últimas horas e está atualmente 5,27% acima nas últimas 24 horas, sendo negociado a 52 345 $.

De acordo com a Coinmarketcap, o predomínio do Bitcoin no mercado é de 50,28%. O Ether, cujo preço aumentou quase 11% no dia, está em segundo lugar com uma dominância de 14,50%, seguido pelo Binance Coin com um índice de dominância de 4,16%. Os ativos criptográficos fora dos 10 primeiros representam, coletivamente, cerca de 10% no início do ano. Este número quase dobrou para 18% até agora.

Meltem Demirors, da CoinShare, compartilharam ontem alguns tweets, explicando a queda no índice de dominância do Bitcoin. Ela também confirmou que esta queda pode ter impacto em outros mercados. Durante a queda do domínio do Bitcoin em 2018, os altcoins foram os maiores beneficiários, registrando enormes ganhos. Há uma possibilidade de que as coisas possam evoluir de forma semelhante, pelo menos de acordo com Demirors.

“A história em torno do domínio do BTC e a ascensão das alts é definitivamente algo a acompanhar,” disse Demirors. “A história não se repete, mas ela rima. Estou curiosa por ver como este ciclo vai se desenrolar e o que vai ser diferente.”

Os especialistas do setor parecem ter visões diferentes sobre o momento perfeito para mergulhar nas altcoins. Alguns concordam que a época propícia para altcoins está ao virar da esquina, e que os investidores devem se preparar para capitalizar a oportunidade assim que ela surgir. Outros têm uma opinião diferente, já que não estão convencidos de que a melhor hora para mudar para a faixa das altcoins tenha chegado.