Senadores dos EUA propõem taxas sobre as criptomoedas para arrecadar $28 bilhões para as infraestruturas

Senadores dos EUA propõem taxas sobre as criptomoedas para arrecadar $28 bilhões para as infraestruturas

By - min. de leitura
Imagem do Bitcoin ao lado de uma calculadora de impostos

As propostas buscam ter todas as transações de $10.000 ou mais relatadas ao IRS

Os legisladores dos EUA estão de olho nas regras tributárias mais rígidas sobre criptomoedas, à medida que buscam compensar alguns dos custos de um acordo bipartidário de infraestrutura.

De acordo com a Bloomberg Law, os senadores adicionaram as propostas cripto-tributárias no último minuto, após um impasse de semanas entre democratas e republicanos.

A visão tributária ampliada busca fazer com que o fisco arrecade $28 bilhões, pouco mais de 5% dos $500 bilhões direcionados para investimento num plano de mega infraestrutura. De acordo com o relatório, o dinheiro irá para o financiamento de vários projetos de transporte e eletricidade.

O Internal Revenue Service (IRS) foi, portanto, solicitado a apertar sua abordagem tributária, sendo mais estrito em empresas que oferecem serviços focados em criptomoeda, bem como expandindo os requisitos de relatórios que atualmente se aplicam aos corretores. Os senadores também querem que todas as transações em criptomoedas de $10.000 ou mais sejam reportadas ao IRS.

A tentativa para aumentar os impostos sobre criptomoedas atraiu críticas generalizadas de toda a indústria cripto.

A Blockchain Association, que tenta promover a adoção de ativos digitais nos Estados Unidos, educando os legisladores ou pressionando contra regulamentos e regras “ruins”, criticou os planos dos legisladores como “extremamente problemáticos“.

Kristin Smith, a diretora executiva da associação, apontou que muitas das empresas que provavelmente se encontrarão na mira do IRS não estão equipadas para coletar todos os dados que a agência poderia exigir. A organização com sede em Washington DC está “empurrando todas as alavancas” para que a proposta seja alterada, disse Smith.

O deputado Tom Emmer, de Minnesota, também questionou a decisão do Senado, afirmando que “não fará nada“, mas prejudicará os investidores e os inovadores comuns.

“Resumindo: tentar compensar os gastos fora de controle do pacote de infraestrutura nas costas dos investidores e inovadores de criptomoeda diários não fará nada além de deixar nosso país comendo poeira“, observou ele.

O congressista prometeu fazer o que estiver ao seu alcance para ajudar tanto os investidores quanto as empresas, com alguns observadores pedindo que ele e outros busquem uma legislação que promova o setor.

A proposta do Senado chega num momento em que o escrutínio regulatório da criptomoeda aumentou em todo o mundo, com vários países atacando duramente o Binance e o Bitcoin e outros ativos digitais apreendidos sob suspeita de uso na evasão fiscal e lavagem de dinheiro.