Senado confirma nomeação de Gary Gensler como presidente da SEC

Senado confirma nomeação de Gary Gensler como presidente da SEC

By Sam Grant - min. de leitura
Uma imagem do emblema do SEC

Senado americano confirmou que candidato de Biden à presidência da SEC assumirá oficialmente o lugar do ex-presidente, Jay Clayton

Gary Gensler, antigo banqueiro do Goldman Sachs, foi oficialmente anunciado como próximo presidente da Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio dos EUA (SEC). O Senado confirmou sua nomeação ontem através de uma votação que terminou com 53 a 45. Gensler foi nomeado pelo Presidente Biden após a renúncia de Clayton.

Ele havia trabalhado anteriormente sob a presidência dos EUA Biden durante a administração Obama, quando Biden era o vice-presidente. Como o principal regulador de commodities nos EUA, Gensler ganhou a reputação de um reformador e líder vigoroso. Ele compareceu perante o Comitê Bancário do Senado no dia 2 de março acompanhado de Rohit Chopra, presidente do Departamento de Proteção Financeira do Consumidor.

Durante sua aparição, o acadêmico americano se comprometeu a avaliar o panorama das criptomoedas e avaliar se requerem uma regulamentação rigorosa. Em sua opinião, a regulamentação das criptomoedas pode ser um “catalisador de mudança”. Ele observou ainda que era importante garantir que as preocupações com a proteção do investidor fossem bem atendidas.

” O bitcoin e outras criptomoedas trouxeram novas formas de pensar nos pagamentos e na inclusão financeira, mas também levantaram novas questões de proteção ao investidor que ainda precisamos atender,” disse.

Muitos usuários de criptomoedas acreditam que o ex-banqueiro de 63 anos dará a volta às coisas no setor das criptomoedas, já que é um tipo diferente de líder em comparação a Clayton. Espera-se que o setor das criptomoedas sofra várias reformas visando a regulamentação dos ativos digitais.

O Comitê Bancário do Senado já se reuniu para discutir o avanço de sua indicação para dois mandatos. A confirmação de ontem se aplica ao mandato atual que se estenderá até 5 de junho de 2026. Após o término do mandato, o Senado precisará se reunir e votar para um segundo mandato.

Espera-se que Gensler tome posse em seu novo escritório nos próximos dias. Sua comissão está encarregada de elaborar e implementar regulamentos que garantirão a prospecção dos investidores em Wall Street.

O senador Sherrod Brown, presidente do Comitê Bancário do Senado, saudou Gensler, afirmando que ele ajudaria a tornar os mercados amigáveis aos investidores principiantes.

“O Sr. Gensler liderará a SEC num momento em que se tornou cada vez mais óbvio para a maioria das pessoas que a bolsa de valores está desligada da realidade da vida das famílias trabalhadoras. Ele levará o foco da SEC para as pessoas que fazem este país funcionar e impulsionará os mercados para garantir que sejam uma forma de as famílias pouparem e investirem … não um jogo para gerentes de fundos de investimento onde os trabalhadores sempre perdem.”