Segwit2x: Entenda por que os desenvolvedores do Bitcoin são contra o aumento do tamanho do bloco

Segwit2x: Entenda por que os desenvolvedores do Bitcoin são contra o aumento do tamanho do bloco

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O dimensionamento sempre foi um problema para o bitcoin e várias tentativas foram feitas no passado para forçar os desenvolvedores a implementar blocos maiores, o que dará à rede um impulso instantâneo, mas os desenvolvedores são contra ao aumento do tamanho do bloco, pelo menos por algum tempo.

Razões pelas quais os desenvolvedores do Bitcoin se opõem ao aumento do tamanho do bloco

Um aumento de tamanho de bloco não requer nenhum esforço e pode ser conseguido alterando apenas algumas linhas de código, mas vem com muitos problemas. O aumento do tamanho do bloco causará um Hard Fork na Blockchain do Bitcoin, que exigirá que todos que atualmente usão o Bitcoin, atualizem seu software ou se desconectem da rede.

Um dos principais problemas com o aumento do tamanho do bloco é a redução da descentralização. Tanta descentralização é a única coisa que torna o Bitcoin melhor do que qualquer outra criptomoeda. Aumentar o tamanho do bloco fará com que muitos dos nós do bitcoin sejam desligados, pois o aumento no tamanho do bloco significará aumento no uso de memória e espaço de armazenamento necessários para validar os blocos de bitcoin. Um estudo da Bitfury sugeriu que 95% dos nós de Bitcoin atuais serão excluídos da rede dentro de 6 meses se o tamanho do bloco for aumentado para 8MB.

Uma vez que a execução de nodos completos se tornará caro, isso também causará mais centralização de mineração com a qual o bitcoin tentou se livrar há anos.

Além disso, uma solução de escalabilidade diferente, a chamada “Segwit“, já foi implantada na rede bitcoin através de um Soft Fork, que proporcionará à rede uma maior escalabilidade à medida que os usuários se atualizam. Como a atualização não é obrigatória, levará algum tempo para ser adotada. A partir da escrita deste artigo, 15% de todas as transações na rede bitcoin já estão usando o Segwit e aproveitando dos seus benefícios. O Segwit pode melhorar a eficiência da rede em 2,5 vezes e também permite que outras soluções de dimensionamento fora da Blockchain, como a iluminação, sejam construídas sobre o bitcoin.

O Segwit já forneceu algum alívio para a rede e a rede continuará se tornando cada vez mais eficiente à medida que o segwit é adotado. Uma vez que não há mais necessidade de dimensionamento imediato, os desenvolvedores de bitcoins querem evitar mais danos à descentralização da rede.

Por que algumas empresas de Bitcoin apoiam o aumento do tamanho do bloco?

Desde que o debate sobre a escalabilidade começou, os mineradores estiveram do lado que exige o aumento do tamanho do bloco. Depois que o segredo de atualização não obrigatório foi implantado na rede, os mineiros impediram que ele fosse ativado por mais de um ano.

UASF

Como a comunidade estava irritada com a forma como os mineiros bloqueavam a ativação do Segwit, eles escolheram uma rota diferente para obter o segwit ativado. Um movimento chamado “UASF” foi iniciado. O UASF exigia que as pessoas atualizassem seus nós. Após 1 de agosto, se algum minerador que não estava sinalizando o Segwit enviasse um bloco para esses nós, o bloco seria rejeitado. O movimento UASF ganhou impulso e mais de 1300 nós estavam apoiando o movimento.

A UASF pode ter ativado o segwit em 1 de agosto, mas também havia um perigo de um Fork na Blockchain do Bitcoin. Foi quando os negócios de bitcoin entraram, pois queriam evitar uma situação bagunçada. Eles estabeleceram um acordo com os mineradores, que afirmou que, se os mineradores ativassem o segwit antes do dia 1º de agosto, eles obteriam o suporte para atualizar o tamanho do bloco para 2MB sem consultar nenhum dos desenvolvedores de bitcoins. Uma vez que os acordos são completamente contra o mecanismo de consenso bitcoin, nenhum dos desenvolvedores Bitcoin concordou em fazer o mesmo.

À medida que as empresas adoram seguir seus acordos, eles seguiram e contrataram o desenvolvedor Jeff Garzik para implementar o aumento do tamanho do bloco no código. O código foi implantado na rede através de uma implementação diferente e um Hard Fork de 2MB foi agendado para novembro.

Como o Segwit foi ativado. os preços das transações começaram a cair e não exigem uma atualização instantânea, os desenvolvedores de bitcoins ainda estão contra o acordo. Uma vez que as empresas adoram honrar seus acordos, a maioria ainda está apoiando a divisão e a cena é agora que o acordo que estava impedindo a divisão na rede Bitcoin, agora é o motivo da próxima divisão.

Conclusão

Um aumento de tamanho de bloco pode ser útil para a rede bitcoin, mas sem qualquer apoio dos desenvolvedores, não faz sentido, pois eles são as pessoas que conhecem melhor essas coisas. Pode-se argumentar que a assinatura do controverso Acordo de Nova York foi de boa fé, mas prometer algo que as empresas não têm para fornecer é errado. E se eles pudessem forçar algo nos desenvolvedores, isso significaria que eles têm o poder de implantar atualizações controversas para a rede bitcoin que acaba completamente a finalidade do bitcoin. Esperamos que o Segwit2x seja cancelado no futuro e uma solução melhor seja adotada.

Via: Blockchaind
Tradução: Guia do Bitcoin

Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Página Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/