Segwit é finalmente lançado nas carteiras da exchange Coinbase

Segwit é finalmente lançado nas carteiras da exchange Coinbase

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A exchange americana Coinbase anunciou que a sua exchange agora implementou a tecnologia SegWit em depósitos e saques de Bitcoin.

A transição está sendo implementada na próxima semana, e deve melhorar a velocidade das transações e taxas mais baixas. O SegWit foi introduzido agosto do ano passado através do BIP141 (Bitcoin Improvement Proposal), porém a Coinbase foi lenta em adotar a tecnologia. A falta de implementação da tecnologia foi cada vez mais frustrante para os usuários da Coinbase, que lançaram uma petição pedindo que a plataforma de intercâmbio priorizasse a implementação do SegWit em outras atualizações. A petição observou que a comunidade de Bitcoin “apoia esmagadoramente” a SegWit, e foi assinada doze mil vezes.

O que foi a Segwit e qual seu impacto na rede Blockchain?

A Segregated Witness ou SegWit foi uma grande melhoria no protocolo Bitcoin. Ao redefinir a estrutura dos blocos, (com um bloco mudando de 1MB para se tornar em quatro milhões de unidades), tornou-se possível reduzir muito o espaço na Blockchain por transação e dados. A mudança permitiu que mais transações fossem armazenadas em cada bloco, tornando o bloco mais eficiente e mais barato de se usar.

A Coinbase não está sozinha na adoção recente da tecnologia. Na semana passada, a carteira do Bitcoin Core foi atualizada para suportar transações SegWit, que foi seguido por um anúncio da Bitfinex que eles também utilizavam SegWit nas transações da Bitcoin. O Bitfinex ficou livre das vantagens da atualização do protocolo, afirmando em sua postagem no blog:

“Estamos muito satisfeitos por esta implementação, podemos fornecer aos nossos clientes taxas de retirada de bitcoins que são até 20% menores, bem como velocidades de transação mais rápidas do que nunca”.

A Coinbase não estava tão entusiasmada com a atualização, mas eles ofereceram um aviso claro aos usuários para não confundir os endereços de depósito Bitcoin e Bitcoin Cash. Isso ocorre porque, após a mudança para o SegWit, a exchange não é mais capaz de recuperar fundos.

“Enquanto a SegWit deve ajudar a reduzir as taxas, uma vez que começamos a implementar esta alteração, se você enviar incorretamente Bitcoin Cash (BCH) para um endereço Bitcoin (BTC), seus fundos não serão recuperáveis. Enviar os ativos digitais incorretos para um endereço de depósito resultará em perda permanente. “

Com a Coinbase adotando o SegWit, espera-se que haja um aumento significativo na velocidade da rede Bitcoin, uma vez que a exchange representa uma grande proporção de transações.