Seguradora japonesa planeja uso da blockchain para pagamentos entre fronteiras

Seguradora japonesa planeja uso da blockchain para pagamentos entre fronteiras

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Rede blockchain- rede de blocos (registros) compartilhados de forma descentralizada

Uma das três principais seguradoras do Japão, a Sompo Holdings,  anunciou uma aliança de negócios com a principal plataforma de câmbio na África, a BitPesa.

Esta colaboração permitirá à Sompo alavancar os serviços blockchain da BitPesa para revolucionar a forma como as empresas e os indivíduos fazem transferências financeiras através das fronteiras. Ambas, as empresas pretendem ajudar o comércio global e promover a digitalização dos serviços financeiros internacionais.

Seguradora

Como a Sompo Holdings transita para uma era em que pessoas, bens, dados e serviços atravessam fronteiras nacionais, a remessa internacional e os pagamentos estão desempenhando um papel fundamental no apoio financeiro dessas atividades.

No entanto, as dispendiosas taxas de remessas internacionais e o processamento demorado são desafios sérios que o mercado enfrenta atualmente. A resolução destes obstáculos e a simplificação dos pagamentos deverão facilitar o comércio global e contribuir para o desenvolvimento macroeconômico.

A BitPesa aumenta a liquidação de blockchain para reduzir significativamente os custos e aumentar a velocidade dos pagamentos de negócios, incluindo as remessas internacionais em toda a África e Europa. Como a BitPesa continua a abrir corredores para pagamentos de negócios e comércio entre fronteiras e o resto do mundo, a Sompo Holdings reconheceu uma grande oportunidade em formar uma aliança de negócios com a BitPesa.

“Estamos muito animados com nossa parceria com a BitPesa. Inicialmente, não pensei que nossos caminhos se cruzassem. No entanto, ele tem uma compreensão mais profunda do ambiente de transferência de dinheiro, especialmente na África, vejo como a missão da BitPesa vai revolucionar completamente esta indústria”, disse Takehiko Eguchi, Director Geral da Sompo Digital Ventures e da Sompo Holdings.

Atualmente, a Sompo está envolvida nos esforços para resolver questões sociais pelo desenvolvimento de negócios que contribuem com a segurança, saúde e bem-estar.

BitPesa

A BitPesa, que está se expandindo rapidamente para vários mercados, incluindo todo o continente africano, Europa e Oriente Médio. Ou seja, está expandindo sua base de clientes e cobertura de serviços. Juntas, a Sompo e a BitPesa acreditam que o uso de moedas virtuais possibilitará resolver os problemas de troca dispendiosa, reduzindo ao mesmo tempo os longos tempos de processamento.

O foco é oferecer aos clientes a capacidade de realizar transações entre moedas.  A Sompo Holdings é uma das maiores seguradoras japonesas e procura novos mercados e novas oportunidades.

Além de uma recém-formada aliança, a Sompo Holdings também anunciou um investimento na BitPesa. De acordo com Elizabeth Rossiello, CEO e fundadora da BitPesa, a exchange estará usando o investimento da Sompo para aprofundar a infraestrutura e as raízes na África e no Oriente Médio. Enquanto a empresa apoiada por capital de risco já ganhou US$ 10 milhões da Greycroft Partners e outros, a Sompo Holdings tem um acionista que permite à BitPesa obter credibilidade internacional, presença geográfica e alcance de clientes.

“Qualquer tipo de valor de transação é possível porque temos acesso e liquidez a todas essas moedas e mercados. Nosso objetivo número um é aumentar a liquidez na moeda do mercado de fronteira. É emocionante para nós”, disse Rossiello.

Em última análise, as empresas planejam revolucionar a forma como as empresas e os indivíduos realizam transferências financeiras através das fronteiras.

Antes da aliança da Sompo Holding com a BitPesa, a empresa anunciou uma parceria com a gigante japonesa de transferência de fundos, SBI Remit, para permitir que quase meio milhão de clientes enviassem dinheiro para a África usando o Blockchain Bitcoin. Em vez de depender dos bancos para entrar em dólares ou euros dos EUA e depois em moedas africanas, a BitPesa faz isso para a SBI Remit usando serviços de liquidação de blockchain. A empresa também é capaz de liquidar as remessas em apenas uma hora. No entanto, de acordo com Rossiello, a aliança com a Sompo Holdings é menos sobre remessas e mais sobre transações financeiras.

Guia do Bitcoin