Secretário Econômico do Tesouro Britânico diz que stable coins precisam de regulamentação

Secretário Econômico do Tesouro Britânico diz que stable coins precisam de regulamentação

By Sam Grant - min. de leitura
Plano aproximado de uma pilha de moedas Tether

John Glen, Secretário Econômico do Tesouro Britânico, responsável pelo setor de serviços financeiros, declarou que o país precisa se concentrar na regulamentação das stable coins

O secretário britânico, John Glen, afirmou que o país começaria a direcionar seus esforços e recursos para regular as stable coins antes dos ativos criptográficos. Falando na “City and Financial Conference”, realizada ontem, Glen disse que as stable coins precisam ser administradas primeiro, pois poderiam representar um enorme desafio se um ator dominante entrasse no setor em expansão.

“Há o potencial de algumas empresas alcançarem rapidamente a dominância e excluir outros jogadores devido à sua capacidade de escalar e se conectar aos serviços online existentes”, explicou o Secretário Econômico do Tesouro.

Mesmo que muitos atores do setor tenham solicitado uma estrutura legal para o setor de criptografia, Glen está convencido de que o mercado das criptomoedas não precisa de regulamentação urgente no momento.

“Acreditamos que os argumentos a favor de uma intervenção nos mercados mais amplos de criptomoedas são menos urgentes de imediato.”

Glen prosseguiu dizendo que as stable coins evoluíram para se tornarem um componente chave no espaço de ativos virtuais. O Facebook foi um dos primeiros grandes participantes no setor das stable coins, quando introduziu seu patrimônio de stable coins, chamado “Libra”. O lançamento da stable coin se tornou um motivo de preocupação, pois fez com que as instituições bancárias e os governos percebessem que as instituições privadas poderiam assumir o campo. Embora a Libra tenha sido renomeada “Diem”, em dezembro do ano passado, as preocupações estão longe de ter terminado.

O Secretário Econômico do Tesouro reconheceu a falta de um ator global que domine o setor das stable coins, mas advertiu que a situação pode mudar a qualquer momento. Tudo o que é necessário é a aprovação regulatória necessária, e uma grande empresa poderia facilmente alcançar um monopólio no setor.

A Tether (USDT) é a principal stable coin por capital de mercado, mas é apenas uma fração do tamanho do mercado do Bitcoin. Como muitas outras stable coins, a Tether ainda não encontrou adoção generalizada no comércio e continua limitada ao investimento.

Glen disse que as autoridades precisavam aproveitar ao máximo esta oportunidade para melhorar o cenário financeiro.

“Temos aqui uma oportunidade única de dar grandes passos na eficiência dos serviços financeiros e, em última instância, beneficiar os consumidores e a economia como um todo.”

No entanto, a Autoridade Britânica de Conduta Financeira (ACF) não parece compartilhar os pontos de vista. A autoridade de supervisão financeira sugeriu que não estava em condições de aplicar as políticas de dinheiro eletrônico em stable coins. Falando na mesma conferência, Alex Roy, da ACF, afirmou que as stable coins são diferentes do e-money, pois são apoiadas por várias moedas. Ele observou que a diferença tornava impraticável a implementação das mesmas regras de moeda eletrônica sobre elas.