Urgente: SEC paralisa oferta de criptomoeda do Telegram

Urgente: SEC paralisa oferta de criptomoeda do Telegram

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A criptomoeda do Telegram é um dos projetos mais aguardados pela comunidade de criptomoedas. Muitos esperam que seja uma boa oportunidade para investir em um projeto inicial e ganhar com a valorização.

Porém, parece que o projeto não vai chegar tão cedo. A própria SEC interferiu no futuro lançamento da moeda, pausando completamente a futura ICO do Gram.

Em um comunicado à imprensa da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA publicado na tarde de sexta-feira, foi revelado que a agência “entrou com uma ação de emergência e obteve uma ordem de restrição temporária” contra duas entidades por trás da ICO do Telegram Open Network (TON).

O comunicado de imprensa mencionou que as duas entidades são o Telegram Group Inc. e a TON Issuer.

A co-diretora de execuções da SEC alegou no comunicado que está fazendo isso para “impedir que o Telegram inunde os mercados dos EUA com tokens digitais que alegamos serem vendidos ilegalmente.”

Stephanie Avakian acrescentou que a empresa, aos olhos da SEC, “falhou em fornecer aos investidores informações sobre as operações de negócios da Grams e Telegram, condições financeiras, fatores de risco e gerenciamento exigidos pelas leis de valores mobiliários.”

O Telegram é um dos maiores aplicativos de mensagens do mundo, em alguns momentos até mesmo rivalizando com o WhatsApp. Com o tempo a plataforma acabou se tornando o principal ponto de encontro dos membros da comunidade do criptomercado.

A empresa russa por trás do aplicativo levantou US$1,7 bilhão nos últimos anos para uma rede de blockchain e sua criptomoeda nativa, chamada de Gram.

A decisão da SEC foi divulgada logo após o Telegram confirmar publicamente que estava envolvido na ICO do projeto.

Conforme relatado pelo CoinDesk, o TON e os tokens Gram nativos da blockchain foram mencionados nos termos de serviço (ToS) do aplicativo de carteira do token. De acordo com o ToS, o Telegram integrará a carteira ao aplicativo de mensagens principal da empresa e também a oferecerá como um produto independente.

O projeto era bastante aguardado pela comunidade, talvez até sendo considerada a última ICO que posa trazer lucros. Resta saber se essa paralização da SEC é definitiva ou se o Telegram vai tentar regularizar a sua situação.

Veja também: CFTC afirma que o Ethereum é uma commodity

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: