HomeSEC está de olho nas ICOs: regulamentação e proteção ao investidor é discutida

SEC está de olho nas ICOs: regulamentação e proteção ao investidor é discutida

Benson Toti

A Comissão de Valores Mobiliários está analisando as chamadas “ICO” ou as Ofertas Iniciais de Moedas. Esta informação vem depois que a SEC recentemente distribuiu, dizendo que a ICO precisa proteger seus investidores. A agência de regulação pode estar ficando mais agressiva porque as criptomoedas ficam mais visíveis e valiosas. Os reguladores estão especialmente preocupados com “ICO’s”. O motivo é que eles alegam que não têm transparência e supervisão.

Um artigo da Reuters publicado na quarta-feira disse: “A Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio disse que está examinando o aumento do uso de tais ofertas, com o crescimento das chamadas ICOs nos últimos meses. O valor global do mercado de moedas é estimado em mais de US$ 100 bilhões, e a atividade frenética impulsionou um aumento recorde no preço da bitcoin, que atingiu um máximo histórico de US$ 3.020.00 nas semanas passadas”

No entanto, o artigo não continha apenas um tom triste. Ele mencionou alguns acreditam que o atual frenesi de alimentação é uma “segunda bolha .com“, que poderia alterar a demografia tecnológica da sociedade e transformar o modo de vida humano. Então os reguladores acreditam que todos precisam de proteção contra essas startups enquanto tentam gerar receita de seus projetos.

A crescente maré de preocupação e medo: os esquemas de ICO

Muitas pessoas estão preocupadas com as empresas baseadas em Blockchain porque estão praticamente livres de qualquer tipo de regulamentação ou prestação de contas oficial. Eles mineram ou geram suas moedas, e depois as vendem a investidores antecipados em “ofertas iniciais de moedas” para financiar os projetos de sua empresa. E, em geral, essas moedas dão a oportunidade de aumentar o impulso no mercado por causa de especuladores antecipados que esperavam ganhar dinheiro.

No entanto, no passado, essas ICOs nem sempre foram seguras para investimentos ou especulações. Houve acidentes, mas também houve projetos esboçados que se tratavam apenas de esquemas de dump-e-pump e pirâmides financeiras.

Outros projetos podem ser golpes diretos. Nesta fase do jogo, é difícil determinar se um projeto é legítimo ou não. Em teoria, seria fácil para uma oferta de moeda inicial bombear seus tokens, despejar e executar. Um usuário fez um post satírico na Steemit, sobre o quão fácil é criar esse esquema, indicando até quais palavras-chaves atrairiam investidores:

“O jogo se torna o mais complicado possível quanto tudo é possível. As palavras-chave mais usadas são são: Tokens, Assets, Blockchain, Ledger, Disruptivo, Descentralizado, Ações, Plataforma, Intermediário, Publishing, Trustless, Fixed, Digital.”

A regulamentação de ICO’s pode acontecer em breve?

Com o quão fácil parece iniciar uma fraude da ICO, ou para os investidores perderem milhões de dólares – porque uma linha de código está incorreta – parece natural que os políticos desejem regulamentar esta indústria. No entanto, não há uma estratégia simples para que os governos realizem essa tarefa. Várias agências nem sequer determinaram a classe de ativos em que muitas criptomoedas se enquadram.

Além disso, bancos, governos e agências reguladoras às vezes parecem confusos sobre a tecnologia. Por exemplo, o banco de investimento Morgan Stanley mencionou recentemente que, para que as criptomoedas “cresçam”, elas deveriam ser regulamentadas, e um político da Austrália admitiu o governo de forma frouxa “não saber o suficiente sobre elas para fazer qualquer coisa”.

Até então, não está claro se os regulamentos para as ICO’s serão implementados, mas há muita discussão no meio sobre como controlar eficazmente as criptomoedas. A situação chega a ser um tanto irônica.

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.