Samy Dana, economista crítico do Bitcoin, perde contrato com a Globo

Samy Dana, economista crítico do Bitcoin, perde contrato com a Globo

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Samy Dana é muito conhecido entre os investidores do criptomercado. O economista que (até essa sexta-feira) trabalhava dando dicas econômicas e de investimento em programas da Globo era conhecido por ter criticado o Bitcoin diferentes vezes.

Entre as suas muitas opiniões polêmicas sobre o Bitcoin, ele virou meme após ter dito em uma entrevista em 2014 para as pessoas não investirem em Bitcoin que a moeda não tinha lastro em nada e era um investimento muito arriscado. Desde aquela época a moeda valorizou cerca de 1.800%.

Agora, como foi confirmado pelo Notícias da TV, o comentarista econômico foi demitido da Globo com a decisão de ter o seu contrato não renovado.

“O jornalismo da TV Globo e Samy Dana encerraram seu vínculo de trabalho ao fim do contrato do jornalista”, disse a Globo em nota enviada ao Notícias da TV.

Além de suas entradas na TV, Samy Dana também mantinha uma coluna nos jornais O Globo e Valor Econômico, no portal G1 e na Rádio Globo. Em um desses portais ele chegou a publicar em sua coluna ainda na quinta-feira, um dia antes da não renovação do contrato.

Sua última aparição foi na manhã desta sexta-feira (26) ele apareceu no programa Mais Você, ao vivo, explicando para os telespectadores de Ana Maria Braga as regras para o saque do FGTS, recém-aprovado pelo governo.

Segundo o portal de notícias, ele está renegociando o seu contrato e pode voltar como freelancer em novos programas.

A relação de Dana com o Bitcoin não é boa e, é claro, isso marcou bastante a criptocomunidade. Seus comentários mais recentes apenas reforçaram que ele ainda acredita que o Bitcoin é uma bolha e que não vale a pena o investimento.

Durante a baixa do Bitcoin em 2018 ele chegou a responder os críticos em seu Twitter dizendo:

“Quando falei que Bitcoin era uma bolha, muitos memes (com frases que não falei) surgiram na rede, além das agressões gratuitas dos mais fanáticos nas redes sociais. Agora, todos os BitMinions sumiram assim como seus memes.”

Em novembro do ano passado ele repostou essa mesma mensagem com a hashtag #TBT.

Durante a mais recente alta e a enorme recuperação que vimos do BTC em 2019, Dana não se pronunciou sobre essa movimentação. Mas em maio, durante um programa, aproveitou pra falar que o Bitcoin é uma aposta.

Veja também: Ônibus de Fortaleza passarão a aceitar Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: