Russos estão usando Bitcoin como salvação, diz CEO da Coinbase

Russos estão usando Bitcoin como salvação, diz CEO da Coinbase

By Hassan Maishera - min. de leitura

Houve pedidos para congelar contas de câmbio de criptomoedas pertencentes a russos, mas os CEOs do setor são contra a medida.

O CEO da exchange de criptomoedas norte-americana Coinbase, Brian Armstrong, disse que os russos comuns estão usando o Bitcoin como uma salvação. Como resultado, ele disse que a Coinbase não proibiria os russos de usar sua plataforma.

Em entrevista à Bloomberg, Armstrong disse que a Coinbase não congelaria nenhuma conta vinculada a russos. No entanto, seria forçado a cumprir se o governo dos Estados Unidos solicitasse tal medida.

O CEO disse que a exchange bloquearia transações de endereços IP que possam pertencer a entidades e indivíduos sancionados. No entanto, não embarcaria em um movimento para congelar todas as contas vinculadas à Rússia. Ele disse;

“Alguns russos comuns estão usando criptomoedas como uma salvação agora que sua moeda entrou em colapso. Muitos deles provavelmente se opõem ao que seu país está fazendo, e uma proibição também os prejudicaria”.

O setor de criptomoedas ganhou adoção maciça devido à guerra em andamento na Ucrânia. Mykhailo Fedorov, vice-primeiro-ministro e ministro da Transformação Digital da Ucrânia, pediu recentemente às exchanges de criptomoedas que congelem contas vinculadas à Rússia.

No entanto, os CEOs de algumas das principais entidades de criptomoedas são contra a proibição de contas vinculadas à Rússia em suas plataformas.

Changpeng Zhao, da Binance, e Jesse Powell, da Kraken, disseram que o congelamento de contas vinculadas à Rússia não é algo que o espaço de criptomoedas representa. Um porta-voz da Binance também disse;

“Não vamos congelar unilateralmente milhões de contas de usuários inocentes. A criptomoeda destina-se a fornecer maior liberdade financeira para pessoas em todo o mundo. Decidir unilateralmente proibir o acesso das pessoas às suas criptomoedas iria contra a razão pela qual as criptomoedas existem.”

No entanto, as exchanges de criptomoedas disseram que estão tomando as medidas necessárias para garantir que as transações iniciadas por entidades e indivíduos sancionados sejam bloqueadas. Como tal, eles não estão dispostos a punir os russos comuns congelando suas contas de exchanges de criptomoedas.

O governo ucraniano recebeu milhões de dólares em ajuda de investidores de criptomoedas nos últimos dias.