Rússia não vai legalizar a criptomoeda do Facebook

Rússia não vai legalizar a criptomoeda do Facebook

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A criptomoeda do Facebook, a Libra, foi oficialmente anunciada no começo dessa semana. Mas apesar do pouco tempo, ela já está causando bastante barulho dentro do criptomercado.

Além de toda a discussão por conta do impacto causado pelo tamanho deste projeto, vários países se posicionaram em relação à moeda. Inicialmente, autoridades da Europa se opuseram ao projeto de criptomoeda do Facebook. Depois foi a vez de políticos americanos.

Agora, de acordo com o site CoinTelegraph, a Rússia também não vai ter uma aproximação amigável com a criptomoeda.

Segundo um post no site com informações da agência de notícias russa TASS, no dia 18 de junho o presidente do Comitê de Duma da Rússia sobre o mercado financeiro, Anatoly Aksakov, disse que a próxima moeda do Facebook, a Libra, não será legalizada na Rússia.

Aksakov afirmou que a Rússia não legalizará o uso da criptomoeda Libra do Facebook, que a empresa pretende lançar em 2020, porque ela pode representar uma ameaça ao sistema financeiro do país. Aksakov também ressaltou que a Rússia não tem planos de adotar uma legislação “que fornece espaço para o uso ativo de ferramentas de criptomoedas criadas no âmbito de plataformas abertas das blockchains”.

As declarações de Aksakov parecem contraditórias com as do vice-ministro das Finanças, Alexei Moiseev, que afirmou que a maior lei de criptomoedas do país pode ser adotada nas próximas duas semanas.

Segundo Aksakov, as pessoas poderão comprar Libra em plataformas financeiras estrangeiras, enquanto a criação de mecanismos semelhantes na Rússia será estritamente limitada:

“Em teoria, deveríamos falar sobre a possibilidade de organizar todos os tipos de exchanges, plataformas de negociação e vendas de tais moedas. Nós, acredito, limitaremos ou proibiremos a criação de tais sites. Aqueles que querem adquirir essas ferramentas usando a legislação estrangeira podem fazê-lo por sua conta e risco.”

Veja também: IBM anuncia versão 2.0 do seu serviço de blockchain com integração “multicloud”

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: