Rublo Digital poderá ser lançado em 2023, segundo oficiais russos

Rublo Digital poderá ser lançado em 2023, segundo oficiais russos

By - min. de leitura
Uma pilha de notas de rublos

Funcionários do Banco Central Russo revelaram que o banco poderá lançar o rublo digital até 2023, à medida que mais países trabalhem no desenvolvimento de moedas digitais de bancos centrais

Os dirigentes máximos do Banco Central da Rússia revelaram que poderão lançar o rublo digital nos próximos dois anos. Revelaram-no numa conferência virtual do dia de ontem, onde forneceram mais pormenores sobre o plano de lançamento de uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC).

Na conferência, o Vice-Governador, Alexei Zabotkin, e a Primeira Vice-Governadora, Olga Skorobogatova, revelaram como poderão lançar a moeda digital até 2023, trabalhando com a sua agenda atual.

Zabotkin declarou que “a emissão do rublo criptográfico será semelhante à emissão de dinheiro. Será viável introduzir limites nas transações da forma não monetária para o rublo digital.” Admitiu que o Banco Central da Rússia estaria pronto para compensar possíveis faltas de liquidez quando lançar o rublo digital.

O país europeu está a trabalhar na introdução do rublo digital a fim de trabalhar em conjunto com os rublos existentes em numerário e em forma não monetária. Isto permitiria ao banco facilitar os pagamentos a particulares e empresas e tornar a utilização do rublo mais global face às sanções ocidentais.

Os oficiais discutiram também algumas das especificidades operacionais de como funcionaria um rublo digital. Por exemplo, o Banco Central planeia eliminar as transações não monetárias para assegurar uma transição mais suave para o rublo digital.

A moeda digital da Rússia terá um sistema de dois níveis, semelhante ao Yuan digital da China. O banco central distribuirá a moeda digital aos bancos comerciais, que, por sua vez, os distribuirão aos utilizadores. Olga Skorobogatova, membro da administração do Banco da Rússia, salientou que o desenvolvimento da moeda digital é essencial, uma vez que 73% das transações da Rússia se tornaram digitais.

“Um rublo digital funciona como uma terceira forma de dinheiro. Porquê uma terceira forma de dinheiro? Temos dinheiro, temos não dinheiro, e um rublo digital assemelhar-se-á a um token do rublo, que incorpora as propriedades do dinheiro e do não dinheiro”, acrescentou ela.

A Rússia está a juntar-se a uma série de outros países a nível mundial na intensificação dos esforços para desenvolver moedas digitais a fim de modernizar os sistemas financeiros. Muitos preveem que as moedas digitais de bancos centrais acelerem os pagamentos e contrariem uma potencial ameaça das moedas estáveis.