Roubo na Islândia: 600 super computadores roubados

Roubo na Islândia: 600 super computadores roubados

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Cerca de 600 computadores preparados para “minerar” bitcoin e outras moedas virtuais foram roubadas na Islândia, no que a polícia diz ser a maior série de roubos no país “ilha” do Atlântico Norte.

Cerca de 11 pessoas foram presas, incluindo um guarda de segurança, no que a mídia islandesa apelidou de “Big Bitcoin Heist”. Um juiz no Tribunal Distrital de Reykjanes na sexta-feira ordenou que duas pessoas continuassem sob custódia.

Os supercomputadores, que ainda não foram encontrados, valem quase US $ 2 milhões. Mas se o equipamento roubado for usado para seu propósito original – para criar novos bitcoins – os ladrões poderiam obter um lucro maior apenas minerando as criptomoedas.

“Este é um roubo em grande escala nunca visto antes”, disse Olafur Helgi Kjartansson, o comissário da polícia em Reykjanes, onde dois dos assaltos ocorreram. “Tudo aponta para isso ser um crime altamente organizado”.

Três dos quatro assaltos ocorreram em dezembro e um quarto ocorreu em janeiro, mas as autoridades não divulgaram a notícia antes na esperança de rastrear os ladrões.

O baixo custo de energia criou uma corrida de ouro para o bitcoin na Islândia. Os comerciantes que procuram energia renovável e barata inundaram a ilha nos últimos meses para tirar proveito de suas usinas geotérmicas e hidrelétricas.

A polícia que rastreia os computadores roubados está monitorando o consumo elétrico em todo o país. O uso extra de energia num determinado local pode revelar o paradeiro da mineração ilegal de bitcoin.

As autoridades esta semana pediram as empresas locais de internet, energia elétrica para denunciar quaisquer pedidos de energia incomuns.

 

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/