Robinhood penalizado com uma multa recorde

Robinhood penalizado com uma multa recorde

By Sam Grant - min. de leitura
Imagem do website Robinhood

A plataforma de robô-advising Robinhood foi multada pela FINRA

A Autoridade Reguladora da Indústria Financeira divulgou ontem que sancionou o Robinhood com uma multa de $57 milhões. A empresa também foi condenada a pagar mais $12,6 milhões em restituição aos clientes, mais juros. FINRA, um cão de guarda para mercados de câmbio e corretores como o Robinhood, já o havia acusado de desinformação sobre uma variedade de questões que potencialmente enfraqueceram a posição do cliente.

O órgão regulador também constatou uma falha significativa na aplicação das medidas de supervisão e que milhões de usuários foram afetados. A vice-presidente executiva da FINRA, Jessica Hopper, explicou que seria impossível escolher sacrificar a conformidade com os regulamentos em prol da inovação. Hopper, que também atua como chefe do Departamento de Execução da FINRA, explicou que a quantia imposta representaria a gravidade e a disseminação das violações de Robinhood.

A FINRA considerou o dano generalizado e significativo sofrido pelos clientes, incluindo milhões de clientes que receberam informações falsas ou enganosas da empresa, milhões de clientes afetados pelas interrupções dos sistemas da empresa em março de 2020 e milhares de clientes que a empresa aprovou para negociar opções até quando não era apropriado para os clientes fazê-lo “, observou ela.

Hopper explicou ainda que tal foi o impacto da apreensão de Robinhood que Alexander Kearns, de 20 anos, cometeu suicídio em meados do ano passado devido a um balanço negativo impreciso que Robinhood havia mostrado a este cliente. Kearns representou um entre vários clientes que perderam até um total de mais de $7 milhões com essa falácia. Na resolução, será necessário pagar a esses clientes o mesmo valor.

Entre 2016 e 2018, o Robinhood sancionou a criação de 90.000 novas contas apesar da possibilidade de a empresa ter conhecimento de provável roubo de identidade e indícios de fraude. A FINRA revelou ainda que o Robinhood até permitia que usuários que não atendiam aos requisitos dos critérios de associação ingressassem na plataforma.

A FINRA também descobriu que, por três anos, desde janeiro de 2018, Robinhood falhou em gerenciar de perto a tecnologia crucial usada para executar ações de importância crítica para os clientes. Como tal, a empresa sofreu uma sucessão de interrupções que impediram os usuários de acessar suas contas num momento de extrema volatilidade.

A plataforma de investimento também foi questionada recentemente por causa de um incidente em que suspendeu a negociação de ações da GameStop em sua plataforma. Robinhood já manifestou planos de ir a público em breve. A empresa experimentou um crescimento imprevisto nos últimos meses e, tendo garantido que está avançando seus sistemas e desenvolvendo seu suporte ao cliente, resta saber como os usuários reagirão daqui para frente.