Ripple recebe aporte de 55 milhões de dólares de grandes brancos

Ripple recebe aporte de 55 milhões de dólares de grandes brancos

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 03 junho 2020

A startup de contabilidade distribuída, a Ripple, já levantou US$ 55 milhões em capital de risco a partir de uma mistura de pesos pesados da indústria financeira.

Participar em rodada da Série B do Ripple a Standard Chartered, Accenture Ventures, SCB Digital Ventures, braço investidor da Siam Commercial Bank e SBI Holdings. investidores de peso incluem o Santander InnoVentures, CME Ventures, Seagate Technology e a Venture 51.

Com uma trajetória de crescimento que em breve irá forçar a startup sair da sua sede em San Francisco, a maior parte desses fundos serão gastos em projetos de expansão, incluindo vendas e marketing. No entanto, o investimento é distinta para Ripple na medida em que alguns dos fundos também poderia abastecer novas aquisições.

O presidente da Ripple e COO, Brad Garlinghouse, disse em entrevista:

“Considerar aquisições também nos dá um forte balanço patrimonial. Há uma grande quantidade de pequenos players fazendo algo interessante. Historicamente, nós não estaríamos interessados, mas daqui para frente nós podemos estar.”

google-ventures-investe-na-ripple-xrp

No total, a Ripple já levantou US$ 93 milhões de capital de risco, incluindo investimentos anteriores do Google Ventures, Andreessen Horowitz, IDG Capital Partners e AME Cloud Ventures, de Jerry Yang, um número que a torna uma das empresas de blockchain mais bem-financiadas até então.

Enquanto Garlinghouse não iria dar quaisquer detalhes sobre quais startups a empresa pode ter em sua mira, ele revelou novas informações sobre como ele iria procurar a evoluir a sua estratégia nos próximos meses.

Quando Ripple foi fundada em 2012, a empresa surgiu praticamente sem competição em seus esforços para explorar a tecnologia blockchain. Na época, a maioria das startups ficaram focadas exclusivamente no protocolo bitcoin, e o uso de código criptográfico como moeda.

Mas a Ripple (então chamada OpenCoin), já estava trabalhando em se diferenciar aos seus potenciais clientes, trazendo para a mesa um compromisso em assumir a tecnologia, bem como executivos financeiros experientes, como o CEO Chris Larsen, que se juntou em 2013.

Ao contrário bitcoin, o livro-razão da Ripple é baseado em permissão, ou seja, os bancos não têm de se preocupar com entidades anônimas validarem transações. Além disso, os produtos de razão distribuídos de oscilação e serviços podem operar sem a sua moeda nativa, a XRP.

Mas o sucesso não veio do dia para a noite. Levou um ano para a distinção destas duas ofertas ao primeiro cliente líquido da Ripple, o Banco Alemão Internet. Quatro meses depois, a empresa assinou com seus primeiros dois bancos norte-americanos, e no prazo de seis meses, a empresa tinha assinado mais uma dúzia, de acordo com Garlinghouse.

Mas Garlinghouse créditos do ano passado conferência bancária Sibos para uma explosão recente de novos clientes anunciou formalmente hoje.

“Foi um dos nossos maiores gastos”, disse ele. “Mas também foi o nosso melhor ROI.”

ROI = Retorno sobre o Investimento.

Parceiros bancários crescem juntos

Além de notícias do financiamento de hoje, a Ripple anunciou que seu maior lote de bancos vão aderir formalmente a sua rede: Standard Chartered, Westpac, National Australia Bank (NAB), Mizuho Financial Group (MHFG), BMO Financial Group, Siam Commercial Bank e Shanghai Huarui Bank.

Cada instituição financeira transferiu com sucesso o dinheiro real na rede Ripple, de acordo com a empresa, e todos atualmente estão construindo produtos comerciais, apesar da variação de casos de uso específicos.

Como exemplo, Garlinghouse disse que um dos raros bancos privados da China, o Xangai Huarui Bank, está trabalhando com a Ripple em um novo serviço de pagamento transfronteiriço comercial, de modo a sua base de clientes de varejo possa enviar dinheiro internacionalmente em tempo real.

Inicialmente, o Xangai Huarui Bank tem como alvo as famílias chinesas que querem enviar dinheiro para os alunos que estudam fora, como nos EUA, por exemplo.

No total, a rede da Ripple agora inclui 15 bancos globais, e com mais 10 bancos em fases acordo comercial. Além disso, ele afirma que já completou 30 projecto-piloto.

Surto de crescimento

Junto com a nova safra de clientes pagantes, a Ripple vem experimentando outras formas de crescimento, de acordo com Garlinghouse.

San Francisco - Ripple
Imagem: Reprodução

Atualmente, a empresa emprega cerca de 150 pessoas e está em processo de contratar mais 25. Em relação ao trimestre passado, mais de 50% das contratações do Ripple foram de engenheiros, disse ele. E ele estima que o seu departamento de conformidade é maior do que a maioria das startups que a Ripple compete contra. “Os bancos precisam desse apoio”, disse Garlinghouse.

Entre as contratações mais notáveis, essa rodada de investimentos facilitarão uma vantagem para gerenciar a joint venture, que foi lançada no início deste ano com o Grupo SBI com sede em Tóquio, para vender produtos da Ripple no Japão.

Dentro dos próximos seis meses, Garlinghouse disse que a Ripple vai superar seus escritórios em San Francisco e assinar um acordo em um novo local duas vezes do seu tamanho atual.

Ele concluiu:

“Estamos trabalhando fora do espaço do escritório.”, comentando em relação ao crescimento da companhia.