Ripple investirá US $ 2 milhões em projetos blockchain da Universidade do Texas

Ripple investirá US $ 2 milhões em projetos blockchain da Universidade do Texas

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A Universidade do Texas em Austin está entre uma das primeiras instituições acadêmicas a receber financiamento da Ripple, a startup de tecnologia de contabilidade distribuída baseada em São Francisco.

A empresa se comprometeu a investir US $ 2 milhões nos próximos cinco anos na McCombs School of Business da universidade para apoiar sua Blockchain Research Initiative, de acordo com um relatório do The Daily Texan na quinta-feira.

O financiamento da Ripple é parte dos US $ 50 milhões prometidos para investir em pesquisa de blockchain por universidades em todo o mundo. Outros beneficiários incluíram Princeton University, MIT e outras 14 instituições mundiais, disse o relatório.

No entanto, a McCombs School of Business ainda não tem um plano firme sobre como direcionará esses fundos, disse Cesare Fracassi, professor de finanças.

Fracassi, que também dirige o programa Blockchain Initiative da escola, disse que a escola planeja pedir propostas ainda este ano. Projetos realizados por professores e alunos de pós-graduação poderiam receber financiamento do programa.

“Não apenas a escola de administração, mas outras filiais também poderão participar. Por exemplo, a faculdade de medicina manifestou interesse em pesquisa de blockchain”, disse Fracassi.

A iniciativa relativamente jovem começou em abril de 2018, quando a McCombs realizou sua primeira conferência de blockchain com cerca de 300 participantes, disse ele.

Entre os convidados notáveis ​​estavam Jim Schneider, pesquisador sênior de investimento financeiro da Goldman Sachs, Jason Kelley, da IBM Global Blockchain Services, Radia Perlman, da Dell, Ryan Joylor, diretor de pagamentos corporativos e Dave Hirsch, advogado da Comissão de Valores e Câmbio dos EUA.

Fracassi disse que haverá outra conferência em 2019.

De acordo com o site da Blockchain Initiative, sua finalidade é “apoiar pesquisadores do corpo docente e de pós-graduação em blockchain”, bem como “ensinar aos alunos os principais conceitos relacionados a blockchain, criptomoeda e pagamentos digitais”. A iniciativa também pretende facilitar as relações com a indústria e organizações de mídia.