Ripple está sendo processada por manipular e usar a XRP para fins próprios

Ripple está sendo processada por manipular e usar a XRP para fins próprios

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A Ripple foi acusada em mais uma ação judicial ligada à criptomoeda XRP, mostram registros judiciais.

O investidor Vladi Zakinov entrou com uma ação coletiva na terça-feira, acusando a Ripple Labs, o CEO Brad Garlinghouse e outras 25 pessoas anônimas como réus. A queixa foi submetida ao Tribunal Superior da Califórnia, no condado de San Mateo.

A alegação de Zakinov centra-se na alegação de que o token XRP é uma segurança controlada pela Ripple. O processo afirma que Zakinov comprou XRP em janeiro de 2018 e “foi lesado por isso”.

Ele argumentou na denúncia:

“XRP, apesar de seu nome como ‘token’, é na verdade uma garantia sob a lei da Califórnia. Em particular: (i) a Ripple usa os fundos arrecadados com a venda da XRP para financiar seus empreendimentos; (ii) a Companhia oferece indiscriminadamente XRP para venda ao público em geral; (iii) o autor e a Classe (conforme definido neste documento) são efetivamente impotentes para controlar o sucesso da Ripple e XRP; e (iv) o investimento do requerente e dos membros da Classe está substancialmente em risco e é sem segurança “.

O arquivamento continuou afirmando que a Ripple e os outros réus nomeados “eram obrigados a registrar XRP ao oferecê-lo ou vendê-lo”, mas não o fizeram. Além disso, a ação reclama que os réus “fizeram uma série de declarações impróprias que elevaram o preço da XRP”, o que ajudou a Ripple a receber retornos maiores da venda dos tokens.

No entanto, a ação continua, os investidores perderam dinheiro – e têm o potencial de continuar perdendo dinheiro – porque os proprietários de XRP não podem controlar a Ripple.

Um porta-voz da Ripple pressionou fortemente contra as reclamações do processo:

“Este é apenas mais um exemplo de um extorsionista trazendo uma ação oportunista que carece de mérito. Nós nos sentimos confiantes de que as alegações sobre a XRP são completamente infundadas tanto na lei quanto nos fatos”, disse o representante.

Os advogados de Zakinov não quiseram se pronunciar.