Ripple diz que vai prosperar apesar das perdas massivas de XRP

Ripple diz que vai prosperar apesar das perdas massivas de XRP

By Sam Grant - min. de leitura
Moeda XRP numa bolha de sabão

Ripple, uma empresa de blockchain sediada em San Francisco, anunciou que continuará com suas operações mesmo diante de um processo

A empresa disse que os atuais problemas jurídicos não afetarão a operação ou o progresso da deficiência. Considerando as circunstâncias atuais, esta é uma afirmação ousada da Ripple – empresa emissora da XRP. Ripple contestou as ações da SEC, dizendo que elas prejudicariam usuários de XRP “inocentes” no varejo. O processo da SEC bloqueou a atividade de negociação de XRP, já que muitas bolsas anunciaram planos de remover o token de seus sites.

Até agora, várias bolsas importantes, como Beaxy, Bittrex, Bitstamp, Coinbase e BitWise, retiraram o token ou anunciaram a suspensão da negociação XRP, piorando a trajetória do token. Os investidores institucionais também começaram a se afastar do token. A gigante empresa de investimento em criptomoeda, Grayscale, delineou em seu site que sua “colocação privada XRP Trust está atualmente fechada”.

A empresa blockchain anunciou que todos os seus produtos ainda estarão disponíveis nos Estados Unidos, acrescentando que a maior parte do volume de negociação de XRP ocorre fora dos Estados Unidos sob regras regulatórias claras. Os executivos afirmam que a operação da empresa não será prejudicada por empresas e bolsas com sede nos EUA que suspenderam a negociação de XRP.

A empresa não mencionou nada sobre seus serviços de liquidez sob demanda e não está claro se a falta de rampas de câmbio afetará o produto de pagamento internacional.

Em outro lugar, a empresa de pesquisa de criptomoeda, The TIE, classificou a atual queda na capitalização de mercado de XRP como o “terceiro maior colapso de todos os tempos”. A avaliação do XRP caiu para cerca de $10 bilhões de sua maior capitalização de mercado de $137 bilhões que foi registrada em 2018. Esses números se traduzem em uma queda de 93%.

Josh Frank do TIE equiparou essa queda livre ao colapso das principais instituições financeiras. De acordo com a empresa de pesquisa, o valor do token caiu mais do que a Enron, a antiga empresa de energia, commodities e serviços.

A capitalização de mercado da XRP caiu 93%, de $137 bilhões para menos de $10 bilhões. Isso torna o valor do colapso de XRP maior do que Enron e WorldCom. Embora não seja uma falência, o XRP é efetivamente o terceiro maior colapso de todos os tempos, atrás do Lehman Brothers e do Washington Mutual”, escreveu ele no Twitter.

O Lehman Brothers teve um prejuízo de mais de $690 bilhões antes de um eventual fechamento em 2008, enquanto o Washington Mutual registrou uma queda de $325 bilhões.