Resumo introdutório: o que é mineração de Bitcoin/Criptomoedas?

Resumo introdutório: o que é mineração de Bitcoin/Criptomoedas?

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O conceito de “mineração de Bticoin/Criptomoedas” é análogo à mineração de ouro. Um minerador de ouro compraria alguns equipamentos, encontraria um vale e começaria a cavar! Em troca de seu trabalho duro, ele esperava ser recompensado ​​quando encontrar ouro.

Em vez de caras com chapéus de palha e picaretas, você tem programadores de computador com servidores que resolvem problemas matemáticos complexos.

A mineração é uma parte importante das criptomoedas e da blockchain, mas quem são esses mineradores? Mineiros são pessoas comuns como você e eu. Eles estão localizados em todo o mundo e compram/executam computadores com um software especial para a mineração a fim de ganharem criptomoedas.

A mineração faz duas coisas muito importantes no mundo das criptos:

  1. Adiciona transações ao blockchain verificando-as e protegendo-as
  2. Quando você envia um pagamento, ele é verificado e garantido pelos minadores. Isso garante que os fundos que você está enviando (ou recebendo) são reais. Esse processo garante que não existem moedas “falsificadas” e que as transações são legítimas.

Encontre novas moedas

Assim como encontrar ouro novo, uma vez que um minerador realiza sua tarefa, ele recebe algumas moedas criptografadas como recompensa. Não é apenas uma recompensa para ele. É uma recompensa para todos nós, de certa forma. Os mineradores realmente “encontram” novas moedas. Então, eles estão adicionando à oferta monetária de uma criptomoeda. Eles podem gastá-lo e adicioná-lo às criptos já circulantes no mundo.

Em suma, aos mineradores garantem transações honestas resolvendo problemas matemáticos difíceis e, ao fazê-lo, são recompensadas com criptomoedas.

Quanto dinheiro os mineradores ganham?

Depende do blockchain em que estão trabalhando. Se você minerar o Bitcoin, poderá ganhar 12,5 moedas. Isso é muito dinheiro, considerando que um único Bitcoin vale quase US $ 6.000 no momento da escrita.

A rede de mineração do Bitcoin e de outras criptomoedas é bastante complexa nas funçoes que executa e na forma como se organiza, mas através de princípios matemáticos sólidos é possível “resolver” o problema de forma segura e não comandada por uma pessoa, instituição ou empresa em particular. Essa é a melhor parte! Pode-se ganhar muiot dinheiro com essa atividade, mas ela demanda investimento e há risco.

Os mineradores precisam investir em equipamentos especiais, em energia elétrica, em tempo e conhecimento técnico para talvez serem recompensados ao “achar” alguns bitcoins. O sucesso nunca é garantido, como cavar um buraco com muito suor não é garantia de que se encontrará ouro.

Há razões importantes para essa estrutura ser dessa forma, pois assim ela incentiva o trabalho duro, a competitividade e oferece um produto escasso e valioso, digno de ser procurado, como é o caso do Bitcoin.

Então, da próxima vez que você comprar algum Bitcoin em uma bolsa, você pode concordar e sorrir sabendo que seu Bitcoin foi descoberto pela primeira vez por um minerador. E agora você tem uma ideia básica de como tudo funciona.

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/