Governo prende responsáveis por cripto scam “Quem quer ser um milionário”

Governo prende responsáveis por cripto scam “Quem quer ser um milionário”

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 18 junho 2021

O governo da Índia possui diversas restrições sobre as criptomoedas que são negociadas dentro do país. Porém, parece que todas essas restrições não são o suficiente para evitar que golpistas consigam tirar dinheiro das pessoas.

A policia da cidade de Mumbai prendeu um residente local, chamado Pritam Patil, por enganar mais de 12 pessoas com uma criptomoeda falsa. No total, $250 mil foram roubados no golpe. Ironicamente, a moeda tinha o nome KBC coin, o mesmo nome do famoso programa “Quem quer ser um milionário?” (Kaun Banega Crorepati).

O golpe contava com a mesma velha estrutura de sempre. O criador da moeda fez uma ICO onde dizia que a moeda teria uma valorização altíssima, que no momento ela valia $0.0056, mas que em pouco tempo chegaria a $1.

O scam não é nada novo e aparentemente está sendo executado desde a explosão do mercado entre novembro e dezembro de 2017, porém, uma denúncia de fraude só foi registrada na quinta-feira da semana passada.

De acordo com o relato da vítima, Pritam Patil, junto de seu sócio, Pintu Bajaj, foi até o seu escritório diversas vezes durante meses pedindo para que ele investisse na KBC coin.

12 pessoas da empresa da vítima decidiram investir na ICO. As vítimas disseram que eles tiveram que pagar em dinheiro e não tiveram acesso a nenhum registro ou documentos da empresa por trás da tal moeda. Mesmo assim, eles decidiram investir.

Depois do investimento ter sido feito, o acusado mudou o nome da moeda para AFC Mint coin e o site foi eventualmente fechado em setembro de 2018. Quando a vítima contatou o acusado, ele disse que o negócio tinha sido fechado e que as vítimas não receberiam mais nenhum retorno do investimento.

É preciso tomar muito cuidado com esse tipo de golpe. Investir em uma criptomoeda precisa de muito estudo e conhecimento do projeto. Não existe moeda que vai magicamente para a lua. Qualquer promessa de ganhos milagrosos deve ser considerada como suspeita.

Veja também: Falha crítica na Coinomi