República de Palau e Ripple desenvolverão uma moeda digital baseada em dólares americanos

República de Palau e Ripple desenvolverão uma moeda digital baseada em dólares americanos

By Harshini Nag - min. de leitura

A moeda digital nacional não terá necessariamente as características de um CBDC, disse Ripple

A rede global de serviços de pagamento digital Ripple fez parceria com a República de Palau para desenvolver uma moeda digital baseada em dólares americanos, que permitirá transações internacionais contínuas.

A parceria entre a nação das Ilhas do Pacífico e o gigante da criptografia ecoa o verdadeiro etos da descentralização da indústria de criptomoedas, que busca garantir acessibilidade além dos centros financeiros tradicionais.

Em um anúncio hoje cedo, Ripple afirmou que a colaboração tem o potencial de executar o primeiro stablecoin nacional apoiado pelo governo no  mundo. A empresa afirmou ainda que a moeda digital nacional poderia ser implementada já no primeiro semestre de 2022. No entanto, tal moeda pode não ser necessariamente classificada como outro CBDC, esclareceu Ripple.

O presidente do Palau, Suangel Whipps Jr., afirmou que o governo busca fornecer maior acessibilidade financeira aos cidadãos por meio da moeda digital nacional.

Para Palau, uma parceria com a Ripple significa vários níveis de suporte técnico, comercial, de design e de políticas. Para o Ripple, explorar um stablecoin apoiado em dólares americanos e seus casos de uso associados é crucial no desenvolvimento de uma alternativa viável às moedas digitais do Banco Central para países como Palau. Os casos de uso que a empresa está procurando explorar incluem o registro corporativo no XRP ledger.

Como uma nação insular, Palau é um dos países mais vulneráveis aos efeitos adversos das mudanças climáticas. Isso tornou necessário que qualquer solução financeira que o país pudesse implementar fosse ambientalmente sustentável. Ripple afirmou que o XRP ledger é neutro em carbono, e 120.000 vezes mais eficiente em termos de energia, do que blockchains em funcionamento e, portanto, mais adequado para o funcionamento.

James Wallis, VP de Envolvimentos do Banco Central na Ripple, destacou que a empresa estava animada para trabalhar com Palau em suas metas financeiras e climáticas:

“Temos uma oportunidade maravilhosa de reunir nossa tecnologia e experiência com as características únicas de Palau para causar um verdadeiro impacto econômico e social para o país.”